2007/11/08

Browsers com "Alzheimer" e outras perdas de memória

Se há coisa que me chateia, são programas mal-programados.

O meu computador está habitualmente ligado 24h por dia, 7 dias por semana; fazendo apenas um ocasional reboot quando alguma actualização de drivers a isso obriga.

Portanto, não me é estranho ter o computador ligado meses a fio sem necessidade de um único reboot. (Neste preciso momento, já vai em cerca de 9 dias de uptime, desde que instalei as últimas drivers da Nvidia)

Eis então o que me chateia:

Por norma, tenho dois browsers sempre abertos: o Maxthon (baseado no IE) que já permitia multiplas janelas em tabs, e mouse gestures, ad-blocking, e muitas outras funcionalidades, numa altura em que isso ainda era uma distante fantasia; e obviamente, o Firefox.
(Chamem-me tradicionalista, mas não me consigo entender com o IE 7 por mais que tente)

Cada um deles tem cerca de 10 a 15 tabs abertas - eu sei, eu sei, devia organizar isto; mas há sempre aqueles sites "obrigatórios" que têm que estar à mão, para além de outros que se encontram e se deixam abertos para ver mais tarde (e que limpo de próxima vez que re-iniciar o browser.)

E é exactamente essa a questão: porque há a necessidade de re-inicar os browsers?

A resposta: o tal "alzheimer" - a perda de memória - os memory leaks.

Como podem ver ali na imagem, ao fim de uma semana de uso, estes browsers, minimizados - o que poupa alguma memória - estavam a gastar cerca de 80Mb e 180Mb (Maxthon e FF, respectivamente) de memória.

Fechando-os, e abrindo exactamente as mesmas tabs que tinham anteriorimente, o uso de memória passou para uns mais normais 43Mb e 70Mb.

Para quem liga e desliga o computador todos os dias, é óbvio que este problema nem se torna perceptível; mas para quem - como eu - mantém estes programas abertos durante semanas a fio... isto obriga a um "fecha-e-abre" de tempos a tempos.

Não é a questão de ter poupado 100 ou 200Mb de memória desta vez, com os browsers em primeiro plano, já dei com o Firefox a gastar 300-400Mb depois de algumas semanas, e aí já se nota bem a diferença - mesmo no meu PC com 2Gb de ram.

Há várias explicações para este acontecimento, as caches, plugins externos, etc.
Agora que instalei o Ubuntu num 2º PC irei ver se em Linux, com um Firefox "limpo" de raiz isto continua a acontecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)