2007/12/11

Baterias SCiB - a nova Revolução?



Diga-se o que se disser, com todos os avanços da tecnologia, há uma área que pouco tem evoluído ao longo dos anos - e quando o faz, é a passo de caracol: as baterias.

Num mundo cada vez mais virado para os dispositivos móveis, as baterias eléctricas são fundamentais. Ainda por cima, num momento de viragem como aquele em que nos encontramos, onde a transição dos combustíveis fósseis para outros métodos tem uma importância crucial para o nosso futuro.

Daí que, estas novas baterias SCiB (Super Charge Ion Battery) da Toshiba, que serão comercializadas já em 2008, trazem finalmente para o mercado algumas das inovações que têm estado fechadas nos laboratórios.

Que me dizem de uma bateria que pode ser carregada em apenas 5 minutos?
Oh oh! E ainda por cima, aguenta mais de 5000 ciclos de carga e descarga, e tem uma vida útil de mais de 10 anos.

Infelizmente, ainda não vai ser desta que vamos poder usá-las nos nossos portáteis e telemóveis - estas baterias estão vocacionadas para a indústria automóvel (carros eléctricos e híbridos) - mas é apenas uma questão de tempo até que isso venha a acontecer.

Por isso, arrisco-me a atirar para o ar: 2008 - o Ano da Revolução nas Baterias?

4 comentários:

  1. Tvz.
    E o melhor é que vamos no futuro ter baterias que são alimentados por açucar, e outros materiais biológicos, por exemplo. Melhor para o ambiente.
    A Sony já faz experiências com este tipo de baterias em laboratório, e já tem baterias para pequenos leitores de música.
    A questão é o tempo que levam a chegar ao mercado.

    ResponderEliminar
  2. @Carlos,

    Sim, há muita investigação a ser feita nesse campo - e sem dúvida que, com teorias da conspiração ou sem elas, bem precisamos que estas tecnologias se desenvolvam rapidamente.

    O ideal era termos um reactor como o do "Regresso ao Futuro", em que atiravamos lixo lá para dentro, e aquilo produzia energia.

    Resolviam-se dois problemas da nossa sociedade de uma só vez. :)

    Até lá chegarmos, baterias recarregáveis em pouco minutos, são um bom passo intermédio.

    Mas não me admirava que daqui a uns anos, seja preciso comprar uns pasteis de nata para espremer mais umas horas de uso de uma bateria orgânica. ;)

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida uma óptima notícia!

    É uma das coisas que, nos dias de hoje, me chateia imenso: a curta duração das baterias em dispositivos móveis!

    Curiosamente, a mim até parece que duram menos tempo ou viciam...tenho mesmo ideia que estou amaldiçoado:
    http://lms.ispgaya.pt/index.php?id=468

    Hehehhe!

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  4. Eia, tinhas um Compaq TC1000? Eu era apaixonado (e ainda sou) pelo design daquilo.

    Não sei porque não continuaram com aquele "look".

    Mas é um facto, as baterias dão sempre mau resultado - esperemos que estas novas abanem o mercado e comecem a mudar as coisas.

    A única excepção à regra (no meu caso) é a Nintendo DS. Aquilo dura e dura e dura... é dos poucos aparelhos que até chateia de não chatear para o carregar! :)
    (o carregador é tão pouco usado, que quando preciso dele novamente tenho que andar a revirar tudo para descobrir onde o deixei - ao contrario de muitos outros que têm que estar sempre à mão)

    ResponderEliminar