2007/12/18

Nanosolar Inicia Comercialização dos Painéis Solares

Já tinha falado sobre estes painéis solares da Nanosolar que prometem revolucionar o mercado energético.

Desta vez, e provando que não estavam apenas a falar de cenários hipotéticos, a Nanosolar deu início à comercialização dos seus painéis.
De momento, o custo é inferior a $1 por Watt, que é já vantajoso quando comparado com o custo de $2 por Watt de uma central energética a carvão (sem contar com o combustível e o custo das emissões.) No entanto, espera-se com com a produção em larga escala, o custo destes painéis solares possa chegar aos $0.30 por Watt - o que será sem dúvida um marco importante na história das energias renováveis.

Relembre-se que o Google é um importante investidor na Nanosolar, e isto enquadra-se na política da empresa de apoiar fortemente todas as formas de energia renováveis de forma a que se tornem viáveis económicamente.

No entanto, se esperavam conseguir uns destes painéis para uso próprio... os primeiros 18 meses de fabrico estão já destinadas a clientes.

4 comentários:

  1. É pena. Dispunha-me a montar já um painel em minha casa. Seria óptimo se se desenvolvessem mais depressa.
    De qualquer forma obrigado pela informação pois hoje há grande confusão entre o que está no domínio puramente académico e o que efectivamente já se comercializa.

    ResponderEliminar
  2. Efectivamente, é uma tristeza...

    Veja-se o caso da EDP, que vem anunciando o seu programa de micro-geração de energia, o MyEnergy.

    Fala, fala... mas depois vai-se ao FAQ, e é tudo "A EDP não fornece estes sistemas, bla bla bla."

    Portanto, temos todos que esperar que alguém nos faça o favor de importar destes paineis foto-voltaicos de nova geração (e baixo custo) para podemos usá-los.

    Porque de resto, nos sítios habituais, "solar" é igual a aquecimento de águas; "fotovoltaico" para geração de electricidade... dizem logo que nao compensa/nao sabem.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5/6/10 20:28

    Já passaram os dezoito meses... E agora, cadê os paineis?

    ResponderEliminar
  4. Se aquilo for mesmo tão bom como dizem, devem estar constantemente a fabricar apenas para "encomendas grandes"...

    ResponderEliminar