2007/12/20

Sony Abandona TVs de Retro Projecção

Ora bolas... lá se vai a minha ideia de ter uma TV de 70" 1080p para breve.

Embora os retroprojectores da Sony ainda estivessem a ter uma boa aceitação - e relembre-se que ainda recentemente anunciaram a sua nova gama de RTPV, ainda mais fina - a Sony diz que prefere concentrar os seus esforços exclusivamente nos LCDs.

Por um lado, percebo perfeitamente: os LCDs têm descido dramaticamente de preço; já se podem encontrar LCDs de 40" por cerca de 600 Euros(!) coisa impensável há poucos meses atrás.

No entanto, não sei quanto tempo será necessário para que LCDs de dimensões superiores a 50" chegem a preços "acessíveis". As fábricas de 8ª geração estão já vocacionadas para fazer painéis de 50" - talvez para daqui a um ano já tenhamos LCDs Full HD 1080p de 50" baratos.

Mas para quem quiser dimensões de 70", 80" ou superiores...
Bem... vamos ver que surpresas 2008 nos traz.

via [Twice]

6 comentários:

  1. Hoje em dia penso que não se justifica a compra de um retroprojector (a ideia de dimensões enormes está bem mas poucos optam por isso -as salas portuguesas não são assim tão enormes para o efeito).

    A minha televisão na sala é um retroprojector CRT de 44" (de 2004) e posso dizer que não encontro imagem melhor e livre de artefactos e arrastos de pixels como muitos LCDs e plamas apresentam. A qualidade da imagem é francamente de excelente qualidade e reproduz as emissões de antena com pouco processamento.
    A box digital de cabo da TV Cabo e o meu leitorDVD integrado com som para home-cinema, apresenta imagens fabulosas. Por vezes vou às lojas e apreciar a qualidade de imagem dos produtos mais recentes de media-gama e continuo a achar que continuo muito bem servido.

    É claro, que as minhas ligações ainda são Scart e nelas ligo cabos da Profigold (com as pontas em ouro -notei a diferença dos cabos normais para estes).

    Avaliando pela qualidade dos conteúdos televisivos actuais, não temos nada em alta definição (exceptuando o que se arranja via computador e os video-jogos e um ou outro filme HD que já vão aparecendo). Logo os investimentos actuais não têm grande justificação. É como se toda a gente comprasse carros de F1 para ir para a aldeia...

    É pena ver esta tecnologia a ser abandonada mas o LCD é o futuro (o plasma qualquer dia também tem de se despedir).
    Em tempos era a única boa forma de ter grandes ecrãs mas hoje já não se justificam e o povo quer é painéis finos e não mamutes a ocupar muito espaço!

    ResponderEliminar
  2. Sim, concordo contigo.
    No entanto, no meu caso pessoal, tenho esoaço já reservado para cerca de 100" de ecrã. :)
    Tenho um Retroprojector de 50" 720p, e felizmente vou-lhe dando uso com series e filmes em HD - que senão, é como dizes: toda a gente a comprar LCDs "Full HD" para depois ver emissoes analógicas e pouco mais.

    Obviamente que nem pensava duas vezes se pudesse optar por um LCD ou um RPTV das mesmas dimensoes, resolucao, e preço. No entanto, na altura que comprei o meu de 50", a ideia de um LCD de 50" por 1500 Euros era "inconcebível".

    Hoje, ja nao me parece dificil acreditar que dentro de poucos meses teremos displays de 50" a esses preços - a unica questao que me coloco é nas dimensoes acima de 50" (que sera o meu objectivo de "upgrade" a medio prazo) e nesses, acho que os retroprojectores aindam tinham mais uns anos de vida (ainda para mais, tendo em conta que estes últimos ja nao sao nenhuns mamutes :)

    Mas nao tenho nada contra um LCD de 100" com 1cm de espessura a 1500 Euros! :)

    ResponderEliminar
  3. Realmente para os teus objectivos tão GRANDES não tens solução agora. Só se lá colocares um projector HD e uma boa tela. Mas aí o orçamento sobe bem e acabas por necessitar de reduzida iluminação.

    Quanto ao estado dos retroprojectores dos últimos tempos eram mesmo bem pequenos. O Sony que tens na imagem tinha uma imagem mesmo muito boa e já em alta-definição. Os retro-projectores LCD sempre foram muito masi pequenos e longe da ideia de mamute que expressei. O meu é mesmo um mamute mas até essa característica me agrada nele pois tem um ar imponente. Na altura (2004) não quis um em versão LCD pois não beneficiava nada com isso: a imagem não era tão boa, o contraste era fraco, apesar de ter mais resolução não possuia qualquer ligação para o HDTV e eram muito mais caros. O KP-44PX3 foi a melhor escolha na altura que fiz, por 1490 euro tive 44" de imagem maior que os plasmas da altura de 42" e que custavam para cima de 3000 (os com imagem melhorzinha e mesmo assim não gostava -só mesmo a Pionner tinha boa imagem mas mais de 5000 euro é matar-me).

    Realmente diagonais de 70"s e mais é agora raro e uma excentricidade. A solução mais natural será os projectores. Com eles poderás obter as diagonais que quiseres... e que a bolsa pague, claro!

    ResponderEliminar
  4. Inspirado neste teu post e no comentário que te deixei, fiz o seguinte artigo ontem:

    http://armpauloferreira.blogspot.com/2007/12/sony-abandona-producao-de-tvs-de-retro.html

    Para ti é déjá vu mas passa lá...

    ResponderEliminar
  5. Nunca engracei muito com o conceito dos projectores "frontais".
    No entanto, nunca digo nunca!
    Mas para isso, teria que ser um 1080p, e com uma tela "profissional" para cima de 100".

    No entanto, preferia muito mais um retroprojector/LCD/plasma, de cerca de 70"-80" que tivesse um preço acessível.

    Como disseste, gastar uma fortuna num aparelho destes e "burrice" - sabendo que em poucos meses, o preço descerá para metade ou menos.

    Na Worten já se econtra um LCD 42" Full HD 1080p por 800 Euros. Imagine-se como ficam as pessoas que ainda estão a pagar as prestações de LCDs "piores" e que custaram mais do dobro. o_O

    ResponderEliminar
  6. Exactamente! Um tipo fica apagar fortunas para ver TV de caca ainda porcima.

    Os preços estão sempre a ficar melhores ou mais bem aplicados (como muitas vezes digo). Os mesmos 1500 euros podem comprar o que se pode hoje e daqui a alguns meses compara brutos aparelhos de sonho. Foi o que senti em 2004 quando quis comprar a minha TV grandinha. Foi essa a razão da escolha do retroprojector... mais vale investir menos do que fortunas. É que a fortuna gasta pode mesmo assim estar desactualizada no futuro (na altura nada tinha HDMI por exemplo...)

    ResponderEliminar