2008/05/31

Toshiba Contra-Ataca Blu Ray

Isto já parece uma telenovela... mas... é fim-de-semana, há tempo para estas coisas.

Numa reviravolta interessante, parece que a Toshiba vai "morder" mais um bocadito a Sony e o seu Bluray - e ainda por cima, usando para isso o Cell!

Se nunca ouviram falar de Super-resolution, eu explico rapidamente:
Ao contrário do que acontece nos filmes, se tentarem redimensionar uma imagem de baixa resolução para dimensões superiores, reparam que a imagem fica esbatida e "desfocada."

No entanto, se tiverem vários frames em baixa resolução, cada um tirado de um sítio ligeiramente diferente (ou em momentos diferentes) é possível - usando cálculos matemáticos - reconstruir uma imagem de alta-resolução que têm efectivamente mais detalhe do que as originais.

Por exemplo, têm estes vídeos que demonstram o processo: vídeo 1, vídeo 2.
Assim como este mais antiguito, deste site que mostra várias coisas engraçadas que se podem fazer em processamento de imagem.

Infelizmente não encontrei um que vi há uns anos atrás - da Intel - que mostrava um vídeo de uma câmara de telemóvel, originalmente de 320x240, a filmar um cartaz onde não se conseguia perceber nada do que estava escrito - e depois de processado, ser perfeitamente legível todas as letrinhas... na altura o processamento demorava vários minutos por cada frame de vídeo, e é algo que qualquer um pode experimentar usando software de companhias como a MotionDSP e a Let It Wave - mas a partir desse momento percebi que era uma questão de tempo até ser possível fazer isso em tempo real: algo que a Toshiba anunciou já o ano passado, e que finalmente parece estar a chegar ao mercado - o SPURS engine (que é baseado num processador Cell, tal como o que é usado na PS3.)


[youtube video]

Sendo agora possível fazer este processamento em tempo real, é fácil conseguir resultados indistinguíveis de alta-definição a partir de DVDs ou de emissões "normais".

Será esta a vingança da Toshiba? Sabendo-se que os leitores e filmes Blu-ray tem tido vendas bem aquém do que se esperava, e que muita gente acha que os DVDs são suficientemente bons (ou usando upscalers bem mais arcaicos que estes métodos de super-resolução) um leitor ou computador com o tal SPURSengine - ou equivalente - vai fazer com que ainda mais gente se "aguente" com as suas colecções DVDs "low-def" revistos em alta-definição matemática.

E óbviamente que, quando a altura chegar, aplicando-se o mesmo conceito a uma fonte em alta-definição será possível obter resultados ainda com melhor qualidade e resolução... havendo televisores e monitores para dar uso a resoluções superiores a 1080p. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)