2008/05/30

Velocidades na Internet - Portugal em 7º

Eia, olhem Portugal ali no 7º lugar dos países com maior velocidade de downloads!



Mas ter em conta que estamos na média Europeia com os nossos 8Mbits, mas a metade de países como a Suécia, França e Finlândia(16-21Mbits,) e a anos luz das velocidades orientais de 50 e 64Mbits da Coreia do Sul e do Japão.

Vamos lá ver se a Netcabo ZON cumpre a promessa de ter as ligações de 100Mbits disponíveis até ao fim do ano...

Para terem noção do que estamos a falar... a 60Mbits/s efectivos, fazer o download de 700Mb demora cerca de... 1 minuto e meio. Enquanto que, se preferirem fazer o download de uma distro Linux em DVD, aí já poderão ter que esperar uns desesperantes 10 minutos.

Bem, ainda a semana passada, num jantar de convívio de uma BBS dos meus tempos de jovem - sim, que eu sou desse tempo em que a Internet não era para todos e as BBS proliferavam - de recordar os tempos do meu modem de 2400, e de alucinar quando, anos depois, tive acesso a uma linha RDIS e ver os downloads atingirem os 8Kb/s!
(por falar nisso, tenho que escrever um post sobre esses tempos... :)

7 comentários:

  1. Que inveja!

    Realmente a internet na altura não era para todos, eu já sou da geração dos 33.6kbps ;o)

    Ainda tentei ligar-me a uma BBS via Dos mas, na altura, não percebia absolutamente nada do que estava a fazer!

    Foi em casa de um vizinho, usávamos um qualquer programa que tinha números de telefone de Faculdades e de outros sítios e, na altura, diziam-me "isto dá para ir buscar programas e jogos por aqui"... he he he

    Bons velhos tempos hein? ;o)

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  2. Tens não... temos ;)

    128 bytes/segundo... Ai o luxo.. E sem possibilidade de retomar um download falhado ;)

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida...

    Mas não posso dizer que não estou mais satisfeito agora, fazendo downloads a 2Mbytes/s. ;)

    Mas é bom relembrar essas origens, de vez em quando.

    ResponderEliminar
  4. O primeiro modem que usei era o de uma teleimpressora 75 baud. Era por ele que enviava os programas que escrevia ou que reproduzia a partir de fita perfurada para um Mark 3 ou Mark 4

    ResponderEliminar
  5. Já não apanhei isso... (mas ainda "raspei" num computador qualquer com disketes de 8" (ou lá que era.)

    Mas ao menos não havia "overload" de informação nesse tempo, dava perfeitamente para se ler o que recebia/enviava em tempo real. :)

    ResponderEliminar
  6. Pessoal cuidado com a Zon, ex-TV Cabo, que já é ex em muitas mais coisas. Não passa de hoje e vai passar a ser a minha ex-empresa-que-fornece-TV-por-cabo. Então não é que os ex-qualquer-coisa andam a enganar os clientes com promessas fictícias? São as promoções, novos contratos com ofertas e descontos, onde se supõe pagar apenas “x” por mês, mas depois sai-lhe “y” na factura, e agora publicidade enganosa: as 200 horas de gravação anunciadas significam apenas 90?!?!?! 90 HORAS!!! Leram bem!

    Reclama-se, reclama-se e fazem orelhas moucas. Todos ouvem e prometem a resolução, mas mais uma vez a situação vai estender-se por meses. E antes que isso aconteça eu e, certamente, muitos mais clientes teremos todo o prazer de sermos os ex-clientes da Zon-ex-Tv-Cabo. Felizmente a DECO já pegou no assunto e já saiu nos jornais. Felizmente há concorrência, que é como-quem-diz- há vida para além da Zon. Viva o Meo!

    ResponderEliminar
  7. É mesmo gozar com os clientes...

    ResponderEliminar