2008/06/07

Armazenamento Online

Numa altura em que ainda estou meio paranóico com as cópias de segurança finalmente comecei a dar uso ao armazenamento online - algo para o qual o recente "upgrade" de velocidade de upload para 1Mbit/s de upload que a Zon me "ofereceu" veio em boa hora.

Para isso, as minhas escolhas recairam sobre 2 serviços (gratuitos - obviamente)

Estes serviços são diferentes, e complementam-se perfeitamente:

O Adrive é excelente como repositório de backups. Com 50GB de espaço gratuito, tenho estado há vários dias a fazer o upload dos Gigabytes de fotos que tenho no computador. Podem criar as pastas que quiserem, assim como partilharem qualquer ficheiro publicamente se assim o entenderem.

Embora deixe ao critério de cada um se confiam os vossos backups a um serviço gratuito - eu próprio não irei colocar lá documentos "sensíveis" sem antes os encriptar - no que respeita a fotos, serve perfeitamente. E assim fico com mais uma camada de segurança caso o disco de backup USB externo falhe, e os DVD gravados já estejam velhos demais para ser lidos.


Quanto ao Dropbox (obrigado ao Nelson Silva pelo convite) já aqui tinha falado sobre ele, e é uma maravilha para todos aqueles que trabalham em sítios separados. Se o Adrive é feito para ser utilizado de um só sítio de cada vez, o Dropbox é exactamente o oposto. Depois de instalado em todos os vossos PCs (Win/Mac/Linux) ele encarrega-se de sincronizar os ficheiros automaticamente entre todos eles e o servidor online.

Para além disso, mantém um histórico de todas as alterações feitas a todos os ficheiros, permitindo aceder a qualquer versão dele. E ainda permite criar pastas partilhadas com os vossos amigos.
O melhor é mesmo verem o vídeo que demonstra o seu funcionamento.
De momento disponibiliza "só" 2GB de espaço.

Agora que já tem cliente para Linux, a única coisa que falta (e que nos prometem para breve) é a possibilidade de adicionar pastas externas a manter sincronizadas - e assim fica-se com um sistema de gestão de versões ideal para programadores, sem ter que se andar a mexer em SVNs e coisas que tais.

Estes serviços estilo dropbox vão certamente obrigar a repensar o método como se trabalhava até agora... passando o conceito de "em que computador é que eu tenho 'isto'" a ser uma coisa do passado.

Actualização:

Mais um serviço do género que me parece ser interessante, e este até suporta sincronização com o Google Docs: Syncplicity.

4 comentários:

  1. O dropbox ainda não tem client de linux, mas está a caminho :)

    De nada pelo convite :)

    ResponderEliminar
  2. Ja dá para brincar em Linux, há para lá uma versão beta nos foruns. :)

    De resto, adicionando a hipótese de acrescentar "watch folders" externas à dropbox, aquilo ficará perfeito.

    ResponderEliminar
  3. Não, o que há são imagens de preview do client para linux :). Eu tenho andado atento a isso.

    Ou posso ser eu que já estou a ver mal ou assim por isso se tiver lá mesmo mete aqui o link para download.

    ResponderEliminar
  4. Você poderia me mandar um convite para o dropbox?

    tclistas@gmail.com

    Grato.

    ResponderEliminar