2008/07/21

CherryPal Cloud Computer

E aqui está mais um sinal dos tempos que estão para chegar, a dos "mini-computadores" que apenas fornecem um acesso básico à internet, sendo a maior parte do processamento e armazenanebto feita "no servidor."

Este CherryPal não tem nada a ver com o último Quad-Core que podem desejar para jogar os últimos jogoso 3D - mas não se esqueçam que este "computador" gasta apenas 2W de energia, o que será menos que o consumo de um único disco rígido de um computador tradicional. E mesmo assim, permite fazer a grande maioria das operações que as pessoas esperam de um computador.

Nem sequer precisam preocupar-se com sistemas operativos: é só ligar e já está - desde que esteja ligado à internet, via ethernet ou WiFi.


O hardware não impressionará ninguém: um CPU a trabalhar a uns anti-stressantes 400Mhz, placa gráfica integrada, 4GB Flash, 256MB Ram. (Mas lembrem-se: estamos a falar de consumos de apenas 2W)

Depois, é tudo "do outro lado", com 50GB de espaço online, para além do acesso a aplicações conhecidas como o Open Office e até o iTunes.

É pena o preço... de $249 (157 Euros)
Acho que isto poderia ter sucesso por cá, se estivesse a menos de 100 Euros.
(Ou melhor ainda: oferecido pelos ISPs, ou incluido na mensalidade da Internet por um valor simbólico... tipo 1 Euro/mês.)

via [Engadget]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)