2008/07/10

Festa de Lançamento do iPhone

Ai que simpática que a Vodafone tem estado... ontem convidaram-me para o evento do lançamento do iPhone, que acontece já "hoje" a partir da meia-noite. Mas não só!

Depois de me terem dito que, ao migrar de tarifário para os novos planos do iPhone iria perder as centenas de minutos que tenho actualmente "em crédito"; recebo novo telefonema a dizer que afinal não - que os minutos em crédito vão ser transferidos para o novo tarifário... (até admira!)

Como não há duas sem três, só espero que o próximo telefonema seja para me informar que o limite dos 250MB foi alterado para 1GB.... ;)


Ora, e estão vocês: "Mas então, reclamaste tanto e vais comprar um?"

É verdade...

Eu não reclamo do preço do iPhone,
nem do preço dos tarifários,
nem do contrato de permanência dos 24 meses.

Isso é daquelas coisas - quem quer, quer; quem não quer, não quer.

A minha grande reclamação - e sobre a qual tenho enviado emails diários para todo o lado, é a desproporcionalidade do custo/tráfego incluido no acesso à Internet. E quanto a isso, continuarei a reclamar até que a situação seja alterada - algo que sinceramente espero ver mudado a curto prazo.

Justificações para a compra?
Tenho várias:

  • Vai facilitar-me bastante o desenvolvimento de vários projectos que tenho estado a programar.
  • O custo efectivo ao fim dos 24 meses não será muito superior ao que gastaria mantendo o tarifário actual que tenho, mais o aditivo de acesso à net.
  • Estou a adiar a compra de um telemóvel novo há quase 1 ano (o meu telemóvel actual tem mais de 5 anos) à espera de um iPhone e/ou Android.
  • Os Smartphones "Windows" que poderiam ser uma alternativa ainda não oferecem uma integração tão cuidada como o iPhone, continuando a necessitar do stylus para muitas operações.
  • Os Android ainda estão a cerca de 6 meses - ou mesmo 1 ano - de distância.

Pontos negativos?
  • Os 250MB incluidos
  • Estar bloqueado à operadora
  • Ambiente de desenvolvimento "fechado" no OS X.
    (Neste aspecto, os Windows Mobile padecem do mesmo, necessitando do Windows+Visual Studio. Coisa que muita gente nem se lembra, em virtude da facilidade de ter o Windows piratado. Os únicos com ambientes "abertos" são o Open Moko - já disponível - e o Android - quando chegar.)

Assim sendo, logo vou estar na "confusão" do lançamento do iPhone no Porto... que será um óptimo local para chamar a atenção para o 1º ponto negativo que mencionei: os ridículos 250MB disponibilizados.
Ah pois é... que até mudarem isso, não os largo.

Seria interessante também analisar o processo de lançamento do iPhone:
Está mais que visto que o "segredo" em que foram mantidas todas as informações relativas ao preço final e aos tarifário, até poucos dias antes do lançamento, não foi boa opção. Nem os próprios assistentes sabiam o que fazer quanto a migrações de outros tarifários, etc. Não seria preferível terem tudo isso bem definido -antes- de anunciarem os preços? E fazê-lo atempadamente para que as pessoas pudessem "digerir" a informação com mais tempo?
É pena que ainda ninguém me saiba responder a razão de haver a tal discrepância entre a Vodafone Itália e a Vodafone Portugal... com 600MB por 10 euros "lá", e 250MB por 20 Euros "cá"!


Aproveito para deixar aqui os resultados do inquérito que tinha feito, antes de se saberem os tarifários e preços do iPhone em Portugal:

Vais comprar um iPhone?

Sem dúvida nenhuma!

  27 (25%)

Só se custar menos de 150 Euros

  60 (57%)

Naaa... prefiro os Nokia

  8 (7%)

O que é um iPhone?

  10 (9%)

Votantes: 105



Vamos ver o quanto isto mudou, agora que se sabe quanto custa...
Novo inquérito ali ao lado! ->

4 comentários:

  1. "O custo efectivo ao fim dos 24 anos"
    É 24 meses...

    ResponderEliminar
  2. meses... anos... bahhh... é tudo a mesma coisa!

    Obrigado. ;)

    ResponderEliminar
  3. No inquérito anterior eu pertenço aos 57% e não vou comprar um iPhone :/

    BL

    ResponderEliminar
  4. @galv_bl

    Compreensivelmente. Tu e a grande maioria...

    A ilusão dos "150 Euros" rapidamente se desvaneceu, mal se começou a ver que obrigaria a mensalidades de 60 Euros ou mais.

    No entanto, para quem estiver habituado a gastar isso por mês... (e tenho vários colegas que têm contratos de 100 Euros por mês) a "promessa" acaba por ser real, podendo ter o iPhone por 130 Euros.
    (Se bem que, com um custo assustador ao fim dos 2 anos... mas, o que é certo é que, com ou sem iPhone, eles continuariam a gastar os 100 euros por mês...)

    ResponderEliminar