2008/07/23

MPAA Quer Mandar em Nossa Casa

Há coisas estúpidas, mas sempre que me rio do absurdo que são algumas coisas, outras notícias sobre coisas ainda mais estúpidas me tiram do sério.

E claro, tinha que ser sobre a MPAA e os seus cómicos DRMs.

No tempo dos discos de vinil e das cassetes é que era bom. Toda a gente podia gravar tudo à vontade.

Mas depois tudo começou a ir por água abaixo... com o aparecimento dos formatos digitais, o pavor de cópias perfeitas em número ilimitado lançou o pânico entre a indústria musical (inicialmente) e cinematográfica (um pouco mais tarde.)

Ainda me lembro do famoso "bit" do SCMS das cassetes DAT... o início da "palhaçada."

Mas agora, décadas mais tarde, e inúmeros sistemas de DRM "incrackáveis" depois (CSS, MacroVision, AACS, etc. - todos eles rapidamente ultrapassados) parece que nada aprenderam e tentam mais uma vez "lixar" (e estou a usar uma palavra simpática) os consumidores.

É que, a última tentativa da MPAA pretende fazer com que eles possam mandar nos vossos equipamentos áudio-vídeo em vossa casa.

Vou dar um exemplo:

  1. Estão a assistir a uma final de um jogo de futebol, o vosso gravador digital e consola de jogos desligam-se automaticamente.

  2. Compram um Disco de alta-definição de um concerto, mas infelizmente não estão num país autorizado, pelo que o vosso sistema Dolby se desliga e podem apenas assistir a um concerto em baixa resolução e som monofónico.

  3. Mudam de canal acidentalmente e vão para a um programa tipo TVshop; as vossas portas e janelas trancam-se automaticamente e o número do vosso cartão VISA é automaticamente transmitido para toda a Internet.

Ok, este último caso (ainda) não é real, mas por este caminho, não deve faltar muito até que a MPAA comece a pensar que até não era má ideia...

De momento ainda dou comigo a ter paciência para comprar DVDs e alguns jogos, mesmo se depois acabo por usar o filme ou jogo descarregado da Internet - nas chamadas versões piratas - para não ter que gramar com avisos do FBI, nem ser obrigado a ter o DVD no drive do computador... mas com todas estas tretas, acho que só conseguem fazer com que cada vez mais gente procure alternativas que evitem estas complicações todas.

Acham que ainda há salvação para estes tipos? Eu cada vez tenho menos esperança...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)