2008/07/17

O que o iPhone Precisa

Depois de estar a usá-lo durante quase uma semana, eis a minha principal crítica ao iPhone 3G (e não vou falar de todas as outras coisas que o iPhone não faz e que já foram criticadas até à exaustão: como a ausência de mais funcionalidades bluetooth, o copy-paste, gravação de vídeo, etc.)

O que eu sinto falta é na realidade uma coisa muito simples:

A possibilidade de facilmente e rapidamente mudar entre vários "modos de uso."

Eu passo a explicar...
Uma vez que o iPhone tem uma "carrada" de transmissores/receptores que gastam energia, nomeadamente:

  1. 3G
  2. Wifi
  3. Bluetooth
  4. GPS
Seria interessante poder criar vários modos de funcionamento que rapidamente adequassem o aparelho ao uso que lhe estamos a dar.
Por exemplo, se estou em casa, não tenho necessidade de estar a usar o 3G, o Bluetooth, nem o GPS.
Se estiver a conduzir, então precisarei do Bluetooth activado, mas não do Wifi.
Etc. etc.

Algo resumido na seguinte tabela

Perfil de Uso 3G Wifi Bluetooth GPS
Em casa
OFF ON OFF OFF
Conduzir ON OFF ON ON
Fora de casa (parado) ON OFF OFF OFF
Fora de casa
(movimento)
ON OFF OFF ON

Claro que podemos ir às definições, e com uns poucos toques activar/desactivar o que queremos...
Mas é uma rotina chata de fazer sempre que se entra/sai do carro/casa/trabalho/etc.

Alguns dirão: "É simples, mantém tudo ligado!"
E efectivamente, é uma solução válida - no entanto, para muitos utilizadores, a hipótese de conseguir espremer mais algumas horas de uso do seu iPhone sem recorrer a um carregador pode ser bastante útil.

Ainda estou a tentar perceber que impacto cada um das opções tem na autonomia do iPhone. Pode ser até que algumas delas tenham um impacto irrelevante - por exemplo, o novo chip bluetooth é supostamente 86% mais eficiente que o usado no iPhone de primeira geração. Mas isso é algo que só ao fim de mais umas semanas de uso (e abuso) poderei analisar.


E vocês, que métodos é que usam para poupar bateria (se é que usam algum)?
Ou simplesmente não se preocupam com isso? :)

[Actualização]

Aparentemente, o iPhone está mesmo bem desenhado, e ter - ou não - todos os serviços ligados é quase irrelevante enquanto o iPhone se encontra em Idle (o que será a maior parte do tempo.)

Portanto... parece que a necessidade de "perfis de utilização" é efectivamente dispensável.
É ter tudo ligado e está a andar.

E realmente, hoje que deixei tudo ligado, desde as 7h da manhã, são agora 17h30, depois de algumas chamadas, 15 minutos de browsing e email de manhã e outros tantos durante o almoço... a bateria ainda está no máximo. Nice! :)

4 comentários:

  1. Eu continuo até hoje surpreendido com a duração da bateria do iBook g4!

    Já os novos modelos deixam a desejar...

    Parece que o iPhone é do mesmo legado que o iBook g4 ;o)

    Quanto ao que falas sobre perfis, sei bem ao que te referes!

    Também sou um "agarrado" do caraças no que toca à bateria e tenho sempre o bluetooth e wifi desligado por causa disso!

    A diferença é que uso um HTC TyTNII :oP

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  2. Pois... Aqui já vou em 24h com tudo ligado em ainda mostra as bateria no máximo, com cerca de 50min de uso em web/email distribuidos ao longo do dia.

    Estou mais que agradavelmente surpreendido.

    (btw, estou a fazer testes sobre quanto tráfego gasta o vnc depois digo que tal correi :)

    ResponderEliminar
  3. Quanto tempo dura a bateria?

    E o que se entende com tudo ligado???

    Com excepção do bluetooth e da pesquisa Wifi que tenho por defeito desligado no meu N95, o resto estar ligado ou não é irrelevante.

    Mas já não o é com o uso. O uso do GPS por exemplo drena a bateria num tirinho. E usar o cpu e a power vr ao máximo é como ligar um vampiro interno. No primeiro dia com chamadas, uso de GPS, transferências bluetooth e uso de wifi, a bateria durou umas miseras 12 h.

    Mas pronto, hoje estou mais calminho, a ver se dura mais :)

    ResponderEliminar
  4. "Tudo ligado" é aquilo que se tem a opção de ligar ou desligar no Iphone:
    GPS, 3G, WiFi, Bluetooth.

    (Também se pode desligar o iPhone, mas aí... ;)

    Portanto, tenho andado com tudo isso ligado - mas em "idle" mode ele é inteligente o suficiente para não gastar bateria com essas coisas.

    Portanto, com umas poucas chamadas, e 50 min de browsing (20 min WiFi, 30 min 3G, após 24h ele ainda me mostra a bateria no máximo.

    Nos primeiros testes que tinha feito, a usar WiFi, iPod a dar musica nos speakers com o volume no maximo, aquilo parecia bastante bateria. Mas realmente aquilo foi antes de a bateria ter tido um "ciclo" completo de carga-descarga, pelo que podia nao estar calibrada ainda.
    Vamos la ver como se porta durante as proximas semanas... que aí ficarei com uma noção mais correcta da coisa. :)

    ResponderEliminar