2008/07/13

Vodafone - Períodos de 100Kb nos Dados

Perdoem-me os que já não suportam ouvir falar do iPhone e tal, mas é para esclarecer uma situação que tem sido muito criticada e que, vim a descobrir, nem sequer existe.

É que, como se pode ver (pelo menos na altura em que estou a escrever esta entrada) no tarifário da Vodafone para o iPhone 3G, há uma alínea um pouco estranha:

- São aplicados períodos de taxação de 100Kb.

Ora, isto não faz nenhum sentido... pelo que enviei um email ao apoio a cliente a solicitar esclarecimentos.
Afinal, se fossem aplicados períodos de taxação de 100Kb, qual o limite de tempo entre períodos?
Poderia eu usar 1Kb de tráfego a cada hora, e contar 24Kb ao fim de um dia? Ou seria esse tráfego contabilizado como sendo 24x100Kb?

Pois bem, podem ficar descansados... a resposta que recebi do apoio a clientes foi esta:

Exmo. Sr. Carlos Martins,

Confirmamos a recepção do seu e-mail.

No tarifário Best iPhone 100, não são contabilizados períodos de 100Kb, tem 250Mb de tráfego incluído, se exceder este tráfego é taxado a 6 cênt por cada Mb adicional.

Pode consultar esta informação, aceda ao link:
https://loja.vodafone.pt/homephone/iPhone/tarifario/

Para mais esclarecimentos sobre este ou outros assuntos não hesite em contactar-nos através do nosso endereço de e-mail apoiocliente@vodafone.pt ou através do 16912.
Obviamente que já lhes enviei novo email a dizer que, se é este o caso, então deviam actualizar a página do tarifário, que continua a mencionar o período de taxação de 100Kb.

Mas o que interessa é que: não há período de taxação nos planos Best iPhone! Portanto... menos uma coisa com que nos preocuparmos! :)

9 comentários:

  1. Vi que já trocaste alguns comentários com o Paulo Laureano no site dele sobre este assunto. Já passaram mais duas semanas e a informação sobre os tarifários no site da Vodafone ainda fala dos períodos de taxação de 100kb. Também já há muitas pessoas a ver o consumo de dados que a Vodafone está a cobrar ser muito mais (até o dobro no meu caso) do que o consumo real contado pelo iPhone. Isto só pode ser causado pelos períodos de taxação de 100Kb.
    Parece-me muito claro que a pessoa do apoio clientes da Vodafone que respondeu ao teu mail não percebeu a tua pergunta. Não duvido a autenticidade do mail mas sim o conhecimento do quem o escreveu. Entre as centenas de perguntas feitas à Vodafone sobre este assunto a resposta que tu recebeste é a única que diz que não há períodos de taxação de 100Kb. Até a Vodafone alterar os tarifários no site deles não aconselhava ninguém a ficar descansado em relação à este assunto!

    ResponderEliminar
  2. Olá Michael,

    Efectivamente, já voltei a enviar mais 2 emails para a Vodafone, a pedir que clarificassem a situação no site, mas até agora não actualizaram nada.

    No entanto, tenho o email que eles me enviaram como "prova."

    Quanto ao tráfego contabilizado, não sei como pode haver quem diga que têm contado a mais, uma vez que o sistema deles ainda nem sequer dá informações sobre isso.

    Na minha página da vodafone, nem sequer ainda me aparece o tarifário que escolhi (mas que me garatiram estar activo, por email e por telefone) e o tráfego de dados aparece como sendo de 20480 Kb diários - algo que não corresponde à realidade - mas que também não corresponde a nenhum "período", pois tem sido constante ao longo de todos os dias, quer use 1Mb ou 5MB.

    Até receber a primeira factura, não poderei reclamar - depois disso... aqui estarei para contar como foi.

    ResponderEliminar
  3. @paulo

    Não, por acaso a minha conta actualmente mostra 0 Euros a pagar, pelo que acho que posso muito bem começar a fazer downloads de torrents de alta-definição via iPhone. :)

    Como tenho referido, o sistema da Vodafone deve andar todo "maluco".
    Nem sequer me aparece o plano a que aderi na minha página de informações da vodafone: aparece-me tarifário indisponível.

    Enviei-lhes novamente um email a pedir a clarificacção quanto a estes 20MB diários, e a pedir (mais uma vez) a confirmação dos períodos.

    Porque até ao momento, não tendo acesso aos dados "reais" do tráfego pela parte da Vodafone, não tenho forma de assegurar se estão a facturar por períodos, ou não - nem o que vou pagar ou não.

    Mas mal saiba, podes crer que cá estarei para vos contar como é que foi. :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos,

    No meu caso também estava a ver os tais 20480Kb diários e não estava a perceber. Comprei o meu iPhone no dia 14 e aderi logo ao Aditivo iPhone porque o meu ciclo de facturação não permitia que mudasse para o plano Best iPhone 100 até dia 9 de Agosto. Estive agora 45 minutos em conversa com um assistente online da Vodafone e confirmaram-me que houve alguns enganos. Não só não tinha o Aditivo iPhone activo, mas também não registaram o meu pedido de mudança de tarifário! Mas agora está tudo certo e qualquer taxação errada que aconteceu nos últimos dias vai ser corrigida...a ver vamos! Aconselho-te a verificar a tua situação urgentemente, de preferência com um assistente online, que parece tem mais meios e disponibilidade para resolver este tipo de coisa.

    ResponderEliminar
  5. @michael

    Obrigado pelo aviso.
    Efectivamente também passei por essas aventuras.

    Quando comprei disseram-me que ficaria logo o plano activo, passados uns dias ainda nao estava - liguei por varias vezes para la: como habitualmente, uns diziam umas coisas, outros outras.
    E também me vieram com isso de o plano apenas poder ficar activo em Agosto, no fim do "ciclo".

    Reclamei... passadas umas horas recebo um telefonema deles a dizer que o plano ficaria activo no dia seguinte, e que corrigiriam os valores para que ficasse como se tivesse o plano activo desde o momento que comprei o iPhone.
    No dia seguinte, lá recebi o SMS de confirmação de alteração do tarifário.

    Custou, mas foi. :)

    Agora, continuo à espera que me expliquem os 20MB de tráfego diários.
    Será que se enganaram e pensam que estamos em Itália?
    20MB x 30 dias= 600MB de tráfego mensal. ;)

    ResponderEliminar
  6. @carlos

    Já viste que a Vodafone baixou o período de taxação para os 10Kb? Já está na página dos tarifários no site deles. Só reparei porque vi uma entrada nas minhas 'últimas chamadas' no MyVodafone que dizia "Dados iPhone: 90kb" :-)

    Relativo a confusão da minha conta: tive que falar vários vezes com a Vodafone mas eles assumiram o erro de não terem alterado o meu plano para o Best iPhone, fizeram a alteração do plano na hora e reembolsaram-me para todos os 3€ diários que tinham facturados indevidamente! Fiquei muito contente e agora com a mudança para os 10Kb de taxação já não tenho razões para queixa :-)

    Cumps,
    Michael.

    ResponderEliminar
  7. @michael

    Obrigado pelo aviso.
    Eu já lhes tinha enviado 2 ou 3 emails realativamente a isso... estou a ver que não foi em vão.

    A minha primeira factura também veio corrigida logo "de origem" (os planeados 15 euros) pelo que nao tive q reclamar nada - mas fico feliz por o teu caso também ja estar resolvido.

    Agora estou só à espera da factura de Agosto, para ver se o tráfego que eles contam bate certo com o que aparece no iPhone. :)

    ResponderEliminar
  8. é pah, deixem dizer que vocês são uns bacocos (no bom sentido :P ). Primeiro, porque as ligações de dados (como acontece com a maior parte das operadoras) regem-se por hora de ligação e hora de término e quantidade de períodos gasto.
    Ora os períodos de taxação de 100 KB são sempre aplicados, senão coitadinhas das operadoras teriam de processar tantos dados para manter a precisão das contagens, que falhava tudo mais cedo ou mais tarde. Por isso, quando a ligação se inicia, é cobrado o primeiro período. O final da taxação ocorre quando há um pedido de conclusão da ligação estabelecida, e aí a ligação termina. Este espaço de tempo pode ser indefinido, dependendo do tempo limite de ligação definido pelo operador/equipamento para que a ligação não seja dada como perdida.
    Exemplos práticos:
    1. - Inicio de sessão às 15:00. Fim às 20:00. Tráfego efectuado: 4000 KB (múltiplos de 100)
    2. - Inicio de sessão às 15:00. Fim às 20:00. Tráfego efectuado: 400 KB (múltiplos de 100)

    Como se verifica, o tempo de ligação é igual em ambos os casos. apenas varia no volume de tráfego efectuado.
    Quando eles dizem que o período de taxação é de 100 KB, é porque ele existe e creio que esse E-mail de nada te servirá pois a informação consta nas condições praticadas.

    PS desculpem o comentário tardio mas estou com esta matéria fresca de uma cadeira da universidade e serve para entenderem como isto funciona.

    ResponderEliminar
  9. A questão é que me parece que eles têm um período para "fechar" a ligação bastante reduzido.

    Se fosse, por exemplo, de 24 h, no máximo haveria um acréscimo de 100KB diários sobre o tráfego realmente consumido - o que daria cerca de 3MB por mês.
    No entanto, nos meses em que andei a comparar os consumos "do meu" lado, com o que era contabilizado por eles, as discrepâncias são bem maiores.

    ResponderEliminar