2008/09/03

Google Chrome

Tenho estado a experimentar o novo browser do Google, o Chrome e a experiência tem sido positiva - sem esquecer o facto de que é um browser novo e ainda em fase beta.

Para começar, o seu aspecto minimalista faz com nos concentremos naquilo que é realmente importante: as páginas web.
(Eu sei que isso pode ser conseguido nos outros browsers... mas aqui não é necessário andarmos a carregar em teclas de atalho para mazimizar/reduzir a área visível - é sempre assim e pronto.)

A velocidade nos site com javascripts "pesados" é também uma agradável surpresa, como já era de esperar.
(In)felizmente não tive a oportunidade de verificar se o "crash" de uma das tabs efectivamente não afecta as restantes - mas de certeza que muito se vais escrever sobre isso nestes próximos tempos.

Não se assustem se for ao "task manager" do windows e encontrarem uma dúzia de processos "Chrome" em execução - cada tab é corrida no seu próprio processo (experimentar pegar numa tab e arrastá-la para fora do browser... ;)
Embora isto faça com que o browser gaste mais memória à partida, evita que o mesmo cresça continuamente ao longo do tempo - quando fecham uma tab, toda a memória por ela usada é recuperada. Numa altura que a memória custa "uns tostões" e os computadores vêm com 2, 3, e 4GB de memória, esta opção é muito mais interessante.
Mas isso só poderei verificar deixando-o aqui aberto durante umas semanas, para comparar com o Firefox 3.

De resto, quando à "competição" com o IE 8.0 e o Firefox, acho que o interesse do Google é "pressionar" para que estes browsers não adormeçam no que diz respeito à performance necessária para as web apps futuras. Aliás, o próprio Google incentiva a que usem o seu motor de Javascript V8 (que compila o javascript para maior velocidade de execução) ou qualquer outra parte do seu código para que se avance no sentido das webapps se tornarem capazes de subsitituir muitas das aplicações que até agora eram consideradas "impossíveis" de correr num browser.

A fronteira entre o "local" e a "internet" vai começar a esbater-se cada vez mais.
Aliás, não me admiro se um dia essa diferença desaparecer completamente - mark my words! :)

9 comentários:

  1. Anónimo3/9/08 11:30

    "(In)felizmente não tive a oportunidade de verificar se o "crash" de uma das tabs efectivamente não afecta as restantes - mas de certeza que muito se vais escrever sobre isso nestes próximos tempos."

    Porque não reproduzes esse cenário matando o processo de uma tab pelo task manager do browser? Verás que a tab cracha, e as outras continuam como se nada fosse. Também ainda não consegui crachar o Chrome pela simples navegação.

    ResponderEliminar
  2. :)
    Mas assim continua a ser uma situação "controlada" - quero ver é quando for um "crash" a sério.

    ResponderEliminar
  3. instalei-o hoje em windows (grrr ainda n saiu pra linux) e parece me mt bom. 40MiBs numa unica tab parece puxado, mas a ver vamos.
    Alem disso em paginas como Google Reader é rapido q se farta.

    ResponderEliminar
  4. o que interessa testar é se passados uns dias aberto continua a usar os mesmos 40mb - ao contrario daqueles browsers que começam por usar 20mb mas depois vao subindo acabando por ultraassar em muito os 40mb do chrome.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo3/9/08 15:37

    Realmente há uns testezinhos que quero fazer e quando os tiver coloco-os no meu blog. Ontem saquei e instalei em casa... gostei tanto que mal cheguei hoje ao trabalho o instalei logo!

    cumps,
    lfspaulo (Há cenas lixadas!)

    ResponderEliminar
  6. também já o instalei em casa ontem à noite. parece-me inteligente e rápido até em páginas que normalmente me são mais lentas, como a do novo-atalho (desculpa lá a pub).

    Mas quando tentei fechar um dos processos do task manager ele fechou o browser todo :P

    vou ter de testar isso aqui. eles dizem que o tamanho que está é o que fica, por isso nao deve aumentar. ainda ontem tinha o meu maxthon a levar-me 750MB e aqui tenho o firefox a 290MB, mas em casa tenho 30tabs abertas ao mesmo tempo.
    Pelas minhas contas essas mesmas 30tabs a uma média de 40MB cada dará 1200MB. é um bom browser para quem não usar mais que uma dúzia de tabs ao mesmo tempo, mas só o tempo dirá.

    ResponderEliminar
  7. No meu caso, nos testes que fiz ontem a media da memória ocupada por tab era bem abaixo dos 40mb variando entre 5-30mb.

    ResponderEliminar
  8. entretanto dei com um artigo interessante acerca do EULA do Chrome:

    http://gizmodo.com/5044871/google-chrome-eula-claims-ownership-of-everything-you-create-using-chrome-from-blog-posts-to-emails

    hmmm... vão continuar a usar sem pensar duas vezes?

    ResponderEliminar
  9. a velocidade de download do mesmo ficheiro do rapidshare através do FF e do Chrome é diferente.

    Média de 80KB/s para o FF
    Média de 35KB/s para o Chrome

    (experimentei com vários ficheiros)

    ResponderEliminar