2008/07/25

... e Ainda o iPhone 3G em Portugal

Não tinha intenção de vos vir chatear novamente com conversas sobre o iPhone, mas parece que não tenho alternativa.

[Aviso: LONG POST!]

É que, parece que tenho um qualquer dom magnético que está sempre a atrair comentários que insistem em apontar todos os supostos "defeitos" do iPhone.

E até aqui tudo bem - não fossem alguns desses "defeitos" perfeitamente descabidos (enquanto outros há que são perfeitamente válidos, óbviamente.)

O que se segue é uma análise pessoal, e que obviamente não é (nem pretende ser) válida para todas as pessoas que lhe dêem /pretendam um perfil de uso diferente.

Comecemos então pelas principais críticas:

* Não tem compatibilidade Bluetooth.

Ora, podiamos começar pela gramática... "compatibilidade Bluetooth"? Que é isso?
Bluetooth é um protocolo wireless, logo... que quer isto dizer: que o Bluetooth do iPhone é diferente dos restantes bluetooth?... Não.

Esta crítica refere-se ao tipo de ligações permitidas, que no caso do iPhone limitam-se a auriculares Bluetooth (profile HSP.) Mas nem sequer permitindo o uso de auriculares bluetooth stereo (perfil A2DP.)
Mas ao contrário do que muitos têm dito por aí, o iPhone funciona com qualquer auricular BT - e não apenas com os auriculares da Apple - eu que o diga, que comprei um fantástico auricular "topo-de-gama" (leia-se: o mais barato que encontrei) por 17 Euros, e que tem funcionado perfeitamente.

Pode argumentar-se que estas restrições se devem a:
1) proteger do acesso ao sistema de ficheiros do iPhone
2) evitar falhas de segurança no Bluetooth
(faz-me recordar aquele famoso bug nos Nokia, em que bastava dar um nome com um caracter "ilegal" ao nosso dispositivo Bluetooth, que todos os Nokia com bluetooth nas redondezas crashavam imediatamente.)

Mas, o que é certo - e considerando que o iPhone *não* permite o acesso (pelo menos de forma "legal") ao seu sistema de ficheiros, o que corta logo à partida a desculpa para ter a transferência de ficheiros via bluetooth (da mesma forma que não permite escolher um ficheiro para upload num formulário na net); e também *não* permite oficialmente que seja utilizado como "modem", o que corta outra das possibilidades que seria interessante - é que os restantes usos podem facilmente ser ultrapassado através do Wifi, Emails, e outras aplicações.

Uma vez mais, relembro que esta é apenas a minha opinião, que - nunca antes tendo tido telemóveis com bluetooth, me ajuda a não sentir falta de algo que raramente usei - para quem estiver habituado/depender do uso "alargado" do BT, então aí certamente sentirá (bastante) mais a diferença.

Saliento ainda o facto de ter o BT sempre ligado no iPhone tem impacto praticamente nulo na sua autonomia.
(Facto que já foi analisado medindo o consumo do aparelho com e sem o BT activado, e que reflectiu isso mesmo.)


* Não envia nem recebe mensagens multimédia.

Esta é clássica. Num aparelho que envia emails tão (ou mais) facilmente do que se envia um SMS, reclamam de não ter MMS. Elucidem-me sobre essa tão importante funcionalidade que são os MMS. Mais uma vez, nunca tive telemóveis capaz dessas maravilhosas capacidades pelo que não posso falar pessoalmente. Mas, fazendo um inquérito a todos os colegas e amigos que os têm, deparei-me com uma realidade curiosa: NENHUM deles alguma vez usou os MMS - excepção feita a 1 ou 2 quando compraram o telemóvel.
Eu próprio, em mais de 15 anos de uso de telemóveis... recebi um ou dois (com o famoso "link" a dizer: vá à net ver o seu MMS.)
Que raio de argumento é este, quando se tem à disposição a possibilidade de mandar textos e fotos via email? E se querem mandar vídeos... não é muito mais "in" fazer logo o upload do vídeo para um site estilo Youtube?

Mas - novamente - para quem de facto depender destes MMS para a vida diária... é mais que certo que deverá optar por outro modelo.


* É 3G mas não realiza vídeo-chamadas.

Este ponto é fotocópia do anterior...
Vejo milhares de Nokias e Samsungs, e outros telemóveis 3G com câmara frontal, todos os dias... no entanto, nunca vi nenhum deles a fazer uma vídeo chamada.
Novamente, um rápido inquérito por todos os meus colegas "3G":
"Quantas vídeo chamadas é que já fizeste? E quantas fazes por semana, ou por mês?"
Zero... zero... zero...

Acho que o Steve Jobs ou a sua equipa de engenheiros até poderia ter posto um buraco no lado frontal do iPhone para que as pessoas pensassem que lá estava uma câmara, só para que ficassem sossegadas com uma câmara sempre a apontar para si. Mas a realidade é que é um "não-assunto."
Já não chegam as restantes milhares de coisas que muitas vezes existem nos telemóveis e que nunca se usam?

Diga-se o que se disser, a câmara frontal e as vídeo-chamadas são algo que 99% da população continua a não usar. E não seria certamente o iPhone a vir mudar essa "tradição."


* Apenas tem câmara fotográfica de baixa resolução no verso.

Seria bem pior se não tivesse. :P
Bem sei que a tendência actual é para pensar no telemóvel como alternativa a uma câmara fotográfica dedicada. É uma questão de opinião e "política."
É bonito ver um telemóvel com 5 e 8 Megapixeis... mas para tirar partido disso, é necessário que tenham - no mínimo - uma lente de boa qualidade, com auto-focus, etc. etc.
Algo que aumenta o peso e complexidade do sistema, e que não enquadra no conceito/estilo do iPhone (pelo menos não deste modelo actual.)

A câmara do iPhone não é nenhum exemplo de referência neste campo - mas... aquilo é um iPhone, não é uma iCamera. E serve perfeitamente para o uso ocasional de tirar umas fotos para desenrascar, de tirar fotografias para usar nos contactos, etc.

Ter aumentado os Megapixeis só para dizer que tem mais megapíxeis, mantendo os restantes componentes ópticos não se traduziria em melhor qualidade de imagem, pelo contrário - apenas tornaria visíveis as falhas das lentes, para além de (ainda) pior desempenho em condições de baixa luminosidade.
Quando muito, gostaria de ter visto a Apple a usar uma câmara de resolução equivalente, mas com mais e melhor sensibilidade - isso sim, teria sido o passo ideal.

Novamente, quem depender do seu telemóvel para tirar fotografias "profissionais", está melhor servido optando por outro modelo...


* Não tem flash para a câmara fotográfica.

No seguimento do ponto anterior, não é isso que se pretende... mas ainda estou para ver uma fotografia tirada com o cough flash desses telemóveis que andam por aí, à noite, que não me faça rir.
Mas, eu compreendo... eu também gosto bastante de LEDs e tal, e fica sempre bonito ter uma luz no escuro. :P
Se é caso de quererem tirar fotos à noite, invistam numa câmara a sério, porque não vai ser o "flash" do vosso telemóvel que faz a diferença entre uma fotografia "péssima" e uma simplesmente "muito má."


* Não grava vídeos.

De série, não... Embora já tenha sido demonstrado com o Qik a fazer stream em tempo real para a net.
Admito, poderia ser útil permitir fazer uns clips de vídeo, mesmo que limitados a X tempo.
Mas isso é algo que rapidamente será possível utilizando uma qualquer App.


* A bateria não é substituível.

Ah, tinha que surgir mais cedo ou mais tarde.
Em abono da verdade, todas as baterias são substituíveis - exceptuando talvez aquelas que estão nas sondas Voyager e todas aquelas que se encontram um pouco distantes demais do serviço técnico mais próximo.
O primeiro iPhone tinha a bateria soldada aos circuitos, o que complicava bastante o processo. O iPhone 3G já tem um sistema de molas mais prático. Sendo no entanto ainda um processo "complicado", que requer que se desmonte grande parte do telemóvel - e que não deverá ser feito pelo utilizador comum.

Mas... até que ponto é que os utilizadores trocam de bateria?

Eu tenho telemóveis há 15 anos, e nunca comprei uma bateria de subsituição... nem nunca andei com baterias sobresselentes.
Mas, como não quero ser a excepção à regra... recorri novamente à minha "base de dados" de amigos e conhecidos: Quantos deles é que já compraram baterias para os seus telemóveis?
Fiquei surpreendido com os resultados, foram mais do que esperava... em 15 pessoas, 3 já tinham comprado baterias! Tchiii...
(E curiosamente todos eles têm Nokias - mas isso não tem a ver com o caso.)

Pessoalmente, o meu último telemóvel (Samsung) já com 6 anos de uso e bateria completamente viciada, continuava a dar perfeitamente para 2 dias de uso (ou 1 dia, com uso intensivo.) Pelo que não estou "traumatizado" com essa necessidade absoluta de ter que trocar a bateria.

Apesar de não conhecer pessoas que andem com packs de baterias nos bolsos (conheço sim, pessoas que têm os carregadores nos carros) mesmo assim isso é facilmente ultrapassado com packs de baterias extra que também existem para o iPhone.

Também é interessante ver que o iPhone volta a 100% de bateria em menos de 2h de carregamento.


* A bateria tem uma duração reduzida.

Comparada com...?
Pelos testes que têm sido publicados, a autonomia do iPhone está no topo da lista para um dispositivo com estas características, mesmo quando comparado com Nokias. E não esquecer que, quanto mais se usa, mais depressa se gasta, pelo que não se pode comparar andar a navegar na net por 2h com o iPhone, com outro telemóvel que ficou "encostado" o dia todo.

É que, efectivamente, com o iPhone dá vontade pegar nele e usá-lo, em vez de preferir esperar chegar até um computador para tratar do mail e navegar na net.


* A bateria começa a perder qualidade após 300/400 cargas.

Ora bolas... e eu a pensar que o iPhone viria com uma bateria vitalícia...
Não se entende então porque é que existem tantas baterias à venda nas lojas... segundo este conceito, apenas deveriam existir baterias à venda para iPhones, não?
De qualquer maneira, mesmo isto está errado... o que acontece com *todas* as baterias de Iões de Lítio é mais do género:
A unique drawback of the Li-ion battery is that its life span is dependent upon aging from time of manufacturing (shelf life) regardless of whether it was charged, and not just on the number of charge/discharge cycles. So an older battery will not last as long as a new battery due solely to its age, unlike other batteries. This drawback is not widely published.
[Wikipedia]

Por isso é que "não faz mal" carregar-se uma bateria de li-Ion sempre que se tenha hipótese, em vez de esperar até que esteja "em baixo." (Algo que muita gente continua a fazer, por tradição, depois de anos a usar baterias de NiCd e NiMh.)


* As aplicações não correm 2º plano.

Correcção: as aplicações de terceiros.
Novamente, é uma questão de política... permitir que uma aplicação fique a correr em segundo plano, ou não? Há vantagens e desvantagens. Durante anos, muita gente reclamou de ter aplicações a correr em segundo plano sem saber. (Os famosos sistemas operativos que nem tinham a possibilidade de fechar uma aplicação - sendo necessário *outra aplicação* para fechar as outras.)

Para o utilizador comum, será provalmente a melhor opção e de mais fácil compreensão. Se sai de uma aplicação, é porque não está interessado nela - é para fechar. (Em vez de a deixar a funcionar sem saber.)

Para utilizadores avançados, há sempre maneira de jailbreakar dar a volta ao texto, pelo que... qual era o problema, novamente?

(Para além disso, as próximas actualizações do firmware podem muito bem resolver este - e muitos outros - "problemas".)


* Não existe a função Copiar/Colar para texto.

Até que enfim, algo que é realmente inexplicável... até o meu meu velho Samsung só com texto tinha a possibilidade de copy-pastar um número.
Já foi demonstrado várias vezes como seria possível implementar o Copy-Paste no iPhone de forma não intrusiva (nem que ficasse como opção avançada) pelo que é incompreensível o porquê de tanto atraso por parte da Apple.


* Não permite comandos de voz.

Isto é algo que pessoalmente gostaria que já viesse de fábrica. Mas que é facilmente resolvido de forma oficial ou não.


* As músicas não podem ser usadas como toques.

Ai não?... Não sabia....
Ou para quem não quiser ter trabalho com os toques de telemóvel no iPhone... iRinger.


* O Sistema Operativo ocupa cerca de 700MB.

E...???
Fica mais pesado no bolso? Gasta mais bateria? os 15.3GB que sobram não chegam (ou 7.3GB no iPhone "mais pequeno")?


* O GPS é através de Google Maps.

hummm... mais uma gramática duvidosa. Mas pronto...
Deveria ser: a aplicação de mapas que vem com o iPhone é baseada no Google Maps. O GPS é o GPS e não é através de nada...
Quanto a isso ser vantagem ou desvantagem, não sei... mas parece-me que seja uma vantagem.
Mapas sempre actualizados, de forma *gratuita*, sem necessidade de actualizações anuais pagas.

Aliás, a aplicação Google Maps está disponível para outros dispositivos (como os Nokia) e toda a gente diz bem dela - só não a usando mais porque... não têm tarifários que lhes permitam o tráfego de dados a custo aceitável.

Se se referem à navegação "turn-by-turn"... isso é outro assunto, e todos os outros telemóveis necessitam também de *outra* aplicação que faça isso, quer seja o TomTom, o Route 66, ou outro navegador qualquer.

E se se depende de outros programas para isso, então é apenas uma questão de tempo até que esses mesmos programas estejam disponíveis para o iPhone.

Portanto... temos uma excelente aplicação de mapas que já vem de fábrica (algo que não acontece nos outros equipamentos) e a nível de navegação, não há motivos para não ter um TomTom ou equivalente como em todos os outros.


* O mapas só se tornam disponíveis após download via Wifi/3G.

E isso é mau porque...?
Cada vez mais, até os navegadores GPS tradicionais se voltam para a conectividade "always-on" da Internet, para actualizações de mapas, para actualizações das condições de tráfego, etc.
Cada vez mais a ideia de ter os mapas guardados localmente terá menos importância.


* Não corre Adobe Flash.

Porreiro, evita-me ter que procurar por um "plug-in" FlashBlock. :P
Já me chega a publicidade tradicional, quanto mais estar a descarregar centenas ou milhares de KB num terminal móvel para ver publicidades a piscar por todo o lado.
E já é mais que sabido, que ter um site exclusivamente em Flash, é uma grande falha de acessibilidade.
Poderia argumentar-se que dá jeito para ver vídeo online. Mas quanto a isso, o iPhone suporta o Youtube perfeitamente.


* Não permite trocar capas.

Nao troquei capas nem tampas de telemóveis em 15 anos... não estou a ver o inconveniente.
Para quem quiser, pode sempre personalizá-lo com películas decorativas autocolantes, ou então gravações a laser. Que mais é preciso?


* é fechado

Ainda bem, assim entra menos pó. :P
Quanto ao desenvolvimento, já não é tao fechado como dantes - é certo que há restrições... mas se isso não impediu os programadores antes (sem App Store, com os jailbreaks) não vai impedir agora. E qualquer pessoa pode descarregar o SDK e começar a desenvolver para o iPhone...

De salientar ainda o facto de a App Store ser actualmente a maneira mais prática e simples de instalar programas no telemóvel, mesmo por quem não "perceba nada" destas coisas. É pesquisar, clicar e já está. Nada de confusões. (Quer sejam versões pagas ou gratuitas.)


* tem DRM

Estranho... da última vez que tentei copiar uma música que vinha num Nokia, de um SD para outro de maior capacidade, o sistema disse-me que não o podia fazer, que a música estava protegida.
No iPhone, tenho lá posto todas as músicas que tenho, e ainda não se queixou de nada.
Qual é o telemóvel actual que "legalmente" não vem com DRM?


*250MB de tráfego mensal são insuficientes e são caros

Caros ou baratos, suficientes ou insuficientes, apenas me interrogo onde estavam todas estas pessoas antes do dia 11 de Julho. É que nunca ouvi ninguém armar tanta confusão durante todos os meses (anos?) em que fomos chulados pelas operadoras: 100MB por 7.5 Euros mensais. Então não reclamam disso?
Eu nunca necessitei reclamar porque simplesmente nunca tive telemóvel com capacidade de aceder à Internet. E mal considerei comprar um (o iPhone) então sim, comecei a fazer barulho - e tendo tido a agradável surpresa de conseguir um tarifário 50% mais baixo do que estava à espera inicialmente.
(Se foi devido ao barulho que fiz, ou não, não sei... mas o que é certo é que enviei inúmeros emails a reclamar disso - e também da questão dos períodos de 100Kb.)


[Update - um amigo mandou-me outro "problema" do iPhone]
* Não se poder apagar SMS's individualmente

O iPhone agrupa todos os SMS da mesma origem/destino, fazendo um seguimento tipo "balões" de conversa como o apresentado na imagem aqui à direita.
Para a maioria dos casos, é bastante eficiente e útil - no entanto tem uma "grave" (dependendo da importância que cada um lhe der) lacuna: não permite apagar um SMS individual no meio dessa "conversação." Ou deixamos o histórico crescer continuamente, ou então temos que apagar todos os SMS dessa mesma conversação.
Para quem estiver habituado a usar os SMS como forma de guardar dados, então será mesmo uma grande falha do iPhone.
Uma vez mais, no meu caso pessoal, não é um grande inconveniente, pois a maioria da informação que uso está nos emails, lembretes, coisas a fazer, tudo sincronizado via serviços web.
Admito, que o copy-paste daria jeito, para poder copiar algo que me enviassem por SMS para um nota de texto, ou email - mas até ao momento ainda não me deparei com nenhuma situação em que isso fosse um problema (uma vez que 90% das coisas que me enviam já vem via email - o que "ultrapassa" este potencial problema.)

[End update]


E pronto, tendo dito isto (em tom de desabafo) deixem-me então dizer as minhas impressões ao fim destas semanas de uso:

O resultado é francamente positivo. Em qualquer lado que esteja posso rapidamente verificar o correio, seguir os links para os comentários, responder nos blogs, pôr os feeds em dia, navegar na net com facilidade.
Tudo isto em poucos segundos... sem necessidade de andar a "lutar" com o equipamento para atingir estes objectivos.

A bateria, é mais que suficiente para o uso que dou, e dá-me perfeitamente para 2-3 dias - poucas chamadas de voz, cerca de 1h-2h de navegação por dia, entre Wifi e 3G.

Os 250Mb de tráfego poderão ser suficientes para uso normal... mas não invalida que se deveria ter maior margem de manobra para evitar o controlo diário e o "medo" de o poder ultrapassar.
Já testei algumas viagens (de cerca de 100Km) a ver pelo mapa em tempo real, e gastou uma ninharia de dados (menos de 2MB)
Usando para VNC, gasta também alguns MB mas nada de extraordinário - tendo em conta que o uso apenas por poucos minutos para verificar o que se passa no PC "de casa."
(No entanto, evito ver videos do youtube via 3G, e muito menos audio streaming... algo que seria muito mais utilizável com limites maiores)

Como disse, isto não invalida que a Vodafone deva clarificar a sua política, e explicar porque é que em Itália oferece condições muito mais vantajosas, com 600MB de tráfego por 10 Euros.
Afinal, não somos todos filhos de uma mesma Europa?


Em jeito de conclusão, e aproveitando uma comparação que um amigo esteve a fazer entre o iPhone 3G, o Nokia N95 e um HTC Touch (ou coisa parecida) o que vos digo é:
Será o iPhone é um telemóvel perfeito?... Não. Nenhum deles é perfeito.
Há utilizadores que valorizarão as capacidades de gravar vídeos e fotos do N95 e outros que preferirão a compatibilidade do HTC com os ficheiros Word/Excel e demais aplicativos Windows Mobile.
Agora, quem pretender o acesso fácil e eficiente à Internet... aí não há qualquer dúvida... o iPhone cumpre na perfeição.

E isso é um teste que facilmente podem realizar. Chegar a um hotspot, ou então mesmo sem hotspot e através de 3G (que afinal, é isso que se pretende do iPhone) e lerem o vosso email, e irem a um blog responder a uns comentários. Vejam quanto tempo demoram a efectuar estas operações em cada um dos equipamentos... e depois tirem as vossas próprias conclusões.

P.S. Relativamente a outras opções, nomeadamente o Open Moko, os primeiros resultados têm sido uma desilusão, com software lento e um teclado touchscreen que parece causar grandes dores-de-cabeça. Pelo que - por muito que eu apoie as alternativas open-source - demonstra que vai demorar ainda um bocado até que aquilo seja uma alternativa viável aos sistemas existentes.

Porque, o essencial é mesmo o software.
Faz-me lembrar o tempo das batalhas entre as primeiras placas gráficas "3D" populares, as Voodoo 3DFX e as PowerVR. As PowerVR eram tecnicamente superiores - algo que as demos demonstravam exemplarmente - mas o suporte pelo lados dos programadores pendeu para o lado das Voodoo. Pelo que, o que é preferível ter: uma hardware suficientemente bom, mas com software excelente que dele tira o melhor partido; ou um hardware magnífico, mas com software bastante limitado?

Espero que, sinceramente, o Android do Google venha efectivamente trazer o "open-source" e um ambiente de desenvolvimento livre aos telemóveis... mas até que isso aconteça... e para o uso que *eu* pretendo do meu telemóvel, o iPhone é de momento a melhor opção.

Isso não me impede de dizer que há telemóveis de outras marcas com melhores câmaras, ou melhores CPUs, ou mais memória, ou etc. Há, e há coisas que a Apple podia/devia aprender com eles, mas o mesmo é válido no sentido inverso: há também muitas coisas que a concorrência podia aprender com o iPhone (e tem-no feito, de melhor ou pior forma, com as tentativas de melhorar os seus interfaces de uso "touch".)

E basicamente... é isso... só não percebo é porque é que existe tante gente radical e extremista que insistem em que tudo ter que ser o "melhor" ou o "pior" do mundo. As coisas raramente são "preto-ou-branco", em tudo há pontos positivos e pontos negativos... e cada um deverá ponderar os pontos que mais valoriza.

44 comentários:

  1. é por isto que não me mandas os ficheiros que te peço. Ficas dias a escrever testamentos! :)

    gostei da análise. há pontos que têm sido mencionados que são realmente "não questões", mas há outras que também ainda não me convencem totalmente. Há muita gente a queixar-se também que a autonomia diminuiu. Leo Laporte ( http://en.wikipedia.org/wiki/Leo_Laporte ) e Veronica Belmont ( http://en.wikipedia.org/wiki/Veronica_Belmont ) já reportaram este facto várias vezes nos seus programas, apesar de serem utilizadores das duas versões do iPhone.

    Quanto ao barulho que se fez com o tráfego, é lógico que antes os telemóveis eram virados para as chamadas e um uso de internet ocasional.
    O iPhone é praticamente o oposto, e daí vem a celeuma gerada pelos limites de tráfego.

    Mas acho que é isto que é preciso.
    Uma análise de quem usa o "coiso" no seu dia-a-dia.

    ResponderEliminar
  2. A autonomia desceu como?
    Entre o modo GPRS e 3G?
    Obviamente que sim.

    Eles que usem o iPhone 3G com o 3G desactivado, e sem o GPS, e depois que vejam se há muitas diferenças de autonomia entre este e o outro.
    (Assumindo exactamente o mesmo uso.)

    É que, por GPRS, a internet é mesmo inutilizável - só da para ver os emails, e desenrascar em caso de emergência - e com o 3G, as pessoas até "se esquecem" que estão a gastar bateria e tal, a passear pela net "só uns minutinhos"...

    ResponderEliminar
  3. Estou de total acordo com o texto, tendo tambem um n95 8gb e um iphone 3g, o que me queixo mais no iphone é mesmo o copy paste, de resto penso serem falsas questões até porque quem as mete geramente utiliza telefones muito diferentes dos que falam mal. i.e. "epá meste isto a ligar ali á cena da net no ar" seguido de "o teu iphone na da para mandar musicas por BT que lame".

    ResponderEliminar
  4. Carlos, apesar de lhe dar valor por referir o pormenor mais importante, que é o uso que lhe vai dar, e isso efectivamente é o que importa na aquisição de um destes aparelhos, exite uma caracteristica que é util, que é a videochamada, no meu porto de vista. Quando estamos em chat via ichat, é possivel partilhar o nosso ecrã, para que a outra vessoa veja o mesmo que eu estou a ver.
    E num telefone isso é util, principalmente quando andamos a procurar de algo que precisamos das opiniões de terceiros. Repito, é util, e não necessário. Mas acredite que acaba por ser vantajoso, e um telefone destes já devia de ter isso.

    O copy-paste é vergonhoso, principalmente para quem já usa Symbian desde 2002...

    O MMS acaba por substituir o envio de e-mails pois pode enviar um MMS para um destino de e-mail, e vice versa, acaba por ser um non-issue.

    Mas a limitação Bluetooth, para já, é incrível, pois um iPod/iPhone sem perfil A2DP em 2008 é no minimo ridiculo... Alem do facto de uma simples transferencia de ficheiros bluetooth hoje em dia é padrão.Repare que enviar um contacto por sms ou mail é um pouco idiota...

    No entanto tem muitos pormenores positivos e inovadores, mas não é o D.Sebastião voltado do nevoeiro.
    E digo com conhecimento de causa pois trabalho com telemóveis e tenho acesso a maioria dos aparelhos do mercado...

    No entanto, e para resumir, tenho que lhe dar os parabéns por ter a lucidez de analisar o iPhone de forma isenta, e ter sido capaz de expor as fraguilidades e ver que mais do que o hype do aparelhos é a sua relação funcionalidade e utilidade para quem o adquire...

    E sim, sou utilizador Mac OS X, logo não sofro de nenhum sindroma anti-Apple :D

    ResponderEliminar
  5. Ah, nem falei nesse ponto... Graças ao iPhone estou muito mais "predisposto" a dar uma hipótese ao OSX do que alguma vez estive.

    O que é "bom" para a Apple, no sentido de eventualmente atrair novos clientes. :)

    Bem, o proximo "D.Sebastião" será o lançamento dos Android. Vamos la ver se são efectivamente o que se espera, ou se são mais "nevoeiro" que outra coisa!

    ResponderEliminar
  6. Eu não diria melhor...o texto está brutal...

    Ainda assim, não concordo com o copy/paste, exactamente pelas razões apontadas noutros tópicos.

    Se fizermos essa pergunta a um conjunto de pessoas...a grande maioria dirá que nunca usou e alguns se calhar ainda perguntam o que é isso...

    De resto...concordo em absoluto...

    ResponderEliminar
  7. É interessante, ver que os Blackberry são completamente ignorados neste jogo...na Europa a comparação é sempre com os Nokias, mas nos EUA, do outro lado estão os Blackberrys, que reinam completamente nos EUA.

    ResponderEliminar
  8. @Phil

    O Copy paste era merecido, mesmo que fosse uma opção "avançada" que fosse activada só por quem quisesse.

    Alias, de início eu já estava assustado por aquilo não me manter o "Caps Lock" - até que fui dar com ele nas opções do teclado.

    Era necessário o caps lock ser uma funcão que se tem que activar? o Duplo click no shift podia muito bem estar activo sempre...
    mas pronto, assim não complica, a nao ser para quem queira.

    O Copy Paste devia serguir a mesma lógica.

    ResponderEliminar
  9. (oops, esqueci-me de falar dos Blacberry.)

    Como nunca mexi num pessoalmente, não falei deles. Mas pelo que tenho lido, têm bastantes funções que seriam bem vindas no iPhone, nomeadamente na gestão dos emails.

    A tal função de pesquisa dos emails, seria certamente bem-vinda ao programa do iPhone.
    (Se bem que no meu caso é facilmente ultrapassada, através do Gmail "Web" e de todas as suas funcionalidades.)

    ResponderEliminar
  10. Caraças... Sabia que apontavam muitos defeitos ao iphone, mas tantos não.

    Com esses defeitos todos até seria de questionar 2 coisas. O preço, e o porque das suas vendas.

    Não me interpretem mal. Pessoalmente optei por um N95 em detrimento do iPhone, mas longe de mim considerar o iphone um traste. O N95 oferece-se como melhor opção porque efectivamente não possui nenhuma destas limitações possuindo todas as capacidades do iphone. Mas bolas, quem me dera a mim poder conciliar isso com o software e a facilidade de uso oferecida pelo multitouch do iphone.

    Com ou sem esses defeitos o iPhone posiciona-se perfeitamente entre um telefone topo de gama, o que quem lê esse rol de criticas pode parecer não indiciar.

    A meu ver estas situações apenas colocam o iphone a um nível terreno e retiram-no do nível divino em que alguns o colocam, mas digo. Não existisse o n95 e o iphone era actualmente o meu telefone. A realidade é que mesmo com o N95 no mercado caso a facilidade de uso no acesso à NET fosse o ponto que eu procurava em detrimento de cameras de 5 megapixels e videos com qualidade DVD, o iphone era igualmente a referencia.

    De qualquer maneira o comparativo entre os telefone está feito.

    http://www.pcmanias.com

    Os 2 primeiros artigos repetem-se um pouco, sendo que apenas o comparativo entre os 3 telefones (HTC, iPhone e N95) é 100% da minha autoria, sendo o outro uma tradução livre de um artigo de um autor devidamente identificado.

    ResponderEliminar
  11. O que se pode dizer deste artigo? Está excelente, fala-te de todos os pontos e explicaste-os.

    Amanhã vou criar um artigo com speed links no AppleTuga e o teu artigo vai ser um dos destacados.

    Fica bem!

    ResponderEliminar
  12. Este é um artigo que realmente merece destaque. Está óptimo. Parabéns.

    Amanhã também colocarei um artigo no tech4pc em que deixarei a recomendação.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  13. Possa, tanto comentário! ;o)

    Só queria deixar a minha opinião sobre o porque de não se usar cá (pelo menos em Portugal) as video conferencias sobre 3g (e o uso de MMS também não ter uma grande adopção): o preço!

    Eu bem que ADORAVA poder usar essas novas funcionalidades! O interface de video conferencia do windows mobile 6 que o meu telemóvel usa é muito porreiro e adorava usá-lo mas, infelizmente, ninguém usa porque o preço é estupidamente caro (e eu também não uso pela mesma razão)!

    Já era altura destes sacanas destes operadores baixarem os preços do tráfego e deste tipo de serviços...

    Caso contrário nunca vão ter uma adopção em grande escala e vão continuar a ser utilizados "apenas pelos vips" :o/

    Vá lá que ainda há pouco tempo houve uma campanha da optimus (que os outros também acompanharam) onde davam MMS gratuitos (os Tags acho eu...) mas mesmo assim...não vai com nada ter que se fazer parte de um "grupo novo de utilizadores de um dado serviço".

    O preço das video conferencias deveria ser idêntico ao das chamadas normais!

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  14. Já agora, dei-me ao trabalho de pesquisar os preços praticados pela vodafone para video conferencia:
    * 39 cênt/min para a rede Vodafone
    * 78 cênt/min para as outras redes móveis nacionais (TMN e Optimus)
    * 98 cênt/min para outros destinos internacionais

    (in http://www.vodafone.pt/main/Particulares/Servicos/VozVideo/Videochamada.htm#)

    Desculpem lá mas isto é um EXAGERO)! :o/

    ResponderEliminar
  15. O Luís Silva tirou-me as palavras do bolso ;)

    Realmente ter acesso aos MMS's e ter que se pagar aqueles preços exorbitantes, para quê? Os meus últimos telemóveis eram nokia symbian, podia mandar MMS's, mas ficava-me sempre mais barato aceder a um aditivo internet (não pela vodafone) e mandar por mail.

    Como diz o Carlos, em todos estes anos apenas mandei meia dúzia de MMS's... é triste, porque até podia ser algo bem útil, mas que se torna proíbitivo pelo preço.
    (agora com o acesso à net cada vez mais usado já não se justifica sequer falar nisto)

    Não concordo contigo na foto com flash péssima ou má! Eu no nokia consigo tirar uma foto no escuro bem porreira, e com o iphone é óbvio que não há nada disso. Por isso, péssima e má é a foto nocturna do iphone e não em outros telemóveis ;) Mas concordo que não é essa a ideia do iphone, ele não é uma iCamera como bem lembraste.

    Se usares 1-2h de net por dia, duvido que chegues ao 3º dia com bateria no iphone, mas é claro que com 3G e serviços de localização e o uso extra que um gajo lhe dá (porque é mesmo fixe mexer no raio do bicho) não há milagres!

    Realmente, assim de repente faz-me falta o bluetooth para transferir ficheiros e poder usar o telemóvel como modem, mas tirando isso não sinto falta nenhuma do que me era oferecido por nokia com symbian. O iPhone dá mesmo muito mais gozo, para quem gosta de estar online. É tão fácil de usar, que não há telemóvel nenhum que lhe chegue aos pés. A maçã é lixada. :D

    Experimentei visualizar uns vídeos do youtube via 3G e posso-te dizer que foram carregados vídeos com resolução mais baixa (m.youtube.com talvez?) e que não cheguei aos 2mb em 2 vídeos de 1 minuto e tal cada. Por isso não tenhas medo de abrir vídeos no youtube que os 250MB ainda vão dando. Mas espero mesmo que mudem isso até ao Natal. Os 600MB pelo menos, obrigado!

    E fico contente porque finalmente a vodafone teve de "libertar" a internet e deixar-se daquelas paneleirices de só permitir tráfego por http (opera mini, google maps, gmail, e outras aplicações que não fossem da vodafone, nada funcionava no aditivo internet).

    Estás de parabéns, grande artigo que tens aqui, e não estou a falar só do comprimento! ;)

    Mário Ferreira: Vende o nokia pah, não vais dar uso a metade das funções desse bichinho! :P

    ResponderEliminar
  16. És danado Carlos Martins!

    Ainda há dias atrás publiquei um artigo sobre reviews portuguesas ao iPhone e esta teria assentado lá como uma luva.

    iPhone 3G em reviews portuguesas
    (vejam).

    Como na altura não tinhas ainda uma review especifica usei outros artigos teus muito bons.


    Quanto a esta análise que fizeste... tenho de te dar os parabéns, pela abordagem em jeito dos mitos do iPhone e a forte rivalidade já existente no mercado (PDA's, Nokia, Blackberry e não esquecer o copycat Samsung Omnia).

    No entanto... a tua review ao abordar em detalhe algumas características técnicas, torna-se uma review unicamente de... mitos!
    A razão é justificada pelo buzz e pelo o tipo de uso que dás ao iPhone... e acho bem dares a tua visão personalizada.

    Contudo, acaba por faltar referir muita coisa (além do que referiste como a internet do Safari e todos os usos adjacentes + o Mail + GPS) como as restantes características do iPhone dignas de serem mencionadas mais aprofundadamente (AppStore e tudo aquilo que nos providencia em especial a possibilidade de ter bons jogos, o YouTube móvel, iPod com Video, a iTunesStore móvel, Calendários Notas e outros utensilios.

    Mesmo assim a característica que considero ser a mais importante ficou de fora: sincronizar!

    Só as potencialidades que a sincronização permite faz diferenciar o iPhone de todos os outros. Os outros também sabem sincronizar á sua maneira (eu tenho em casa um Nokia N81 -da minha mulher- que sincroniza com o meu iMac -via aplicações Nokia- e resulta bem.

    Não se compara é a tudo aquilo que o iTunes sincroniza com o iPhone: Adress Book, iTunes (contagens das músicas que tocaram incluido), iCal, bookmarks do Safari, sincronizar e instalar automáticamente todas as contas de e-mail na Mail.app para dentro do iPhone, as fotos e álbuns do iPhoto, a possibilidade de ser uma plataforma móvel do trabalho realizado nos projectos do iMovie, os toques para as chamadas "afinados" pelo GarageBand, etc.

    Eu vejo no iPhone uma verdadeira extensão do Mac em especial se ele for tipo desktop (não portátil).
    É quase como estar a trabalhar no Mac e antes de sair sincronizar tudo para o iPhone e em plena rua continuar a ter acesso a muito do que temos no Mac. E nem menciono essa possibilidade que deste com o acesso VNC... isso é batota! :-)
    É daqui, deste ambiente em forma de ecossistema, que provém a vantagem e o real valor do iPhone 3G.

    Perante isto para que servem tantas features nos Nokias e companhia, se para não se tornam uma real extensão do computador?
    E os Mac users como ficam perante um mundo de telemóveis que os ignora continuamente?
    A Nokia faz tudo e mais alguma coisa para o Windows mas para mac fez duas aplicações beta para sincronizar as músicas do iTunes e uma só pasta de fotos do iPhoto... felizmente o iSync do Mac OS X lá completa o resto da sincronia (contactos e calendários)

    Eu para poder actualizar o software/firmware do Nokia N81 (nova versão com melhor GPS e mapas e se pagasse a ter um GPS a sério no N81 a falar e tudo como uma aplicação verdadeira -o N81 que "sa foda!") tive de ir para um Windows... no Mac nadinha.
    O iPhone serve PCs e Macs. Mas completa totalmente quem usa Mac OS X.

    E não esquecer que o estilo dos Nokia N91, Blackberrys e PDAs pretendem ser um verdadeiro computador. Tentam substitui-lo até!
    É por isso que muita gente quer super-telemóveis porque na realidade aquilo é o computador que não têm. Para ouvir música, ver videos malucos e acabam em brincadeira.

    O iPhone não tem pretende rivalizar com o computador mas sim extendê-lo. O primeiro requisito do iPhone é termos um computador... os outros não exigem isso (por isso o Bluetooth é tão útil a esse telélés - passam os conteúdos de outros telélés por essa via ou por MMS.
    No iPhone isso não faz sentido porque os conteúdos têm de ser passados de computador para outro computador (via redes, e-mail...) acabando no iPhone porque ele é a tal... extensão do computador.

    Iiiii... extendi-me no comentário... desculpa o abuso, Carlos.A tua review acalorou-me...

    ResponderEliminar
  17. Obrigado a todos os que têm deixado comentários, e os que refereciaram o artigo nos seus blogs.

    @luis

    A video conferência tem sido uma coisa curiosa. Mesmo em países onde ela está acessivel "a baixo custo", não tem tido grande adesão.

    E se nos EUA alguns apontam o facto desse fracasso como sendo a vergonha que as pessoas têm de como "se vêem" - fica por explicar porque razão em países como o Japão (a capital tecnológica deste tipo de coisas) também não é amplamente usada.
    (se bem que neste estudo já algo antigo, referem o preço como principal impeditivo.)

    @armpaulo
    Sim, bem sei que há inúmeros aspectos que não foquei.
    A ideia deste artigo foi analisar as principais *críticas megativas* ao iPhone, e ver até que ponto são justificadas ou não.

    Porque de resto, como tu e o naovouoprai bem disseram, haveria muito mais para dizer.

    Mas depois, em vez de ficar um artigo extenso, ficava tipo trilogia do Senhor dos Anéis! :)

    ResponderEliminar
  18. Boas!
    Antes de mais deixa-me dizer-te que a tua rivew é muito interessante apesar de eu não concordar com ela nalguns pontos.

    Não concordo quando tentas dar a volta ás restições quando dizes que não dás uso a certas funcionalidades.

    Refiro por exemplo.
    Eu agora sou cliente TAg, tenho muitos amigos que também o são , farto-me de enviar MMS por tudo e por nada, para os que têm telemóveis 3G farto-me de fazer videochamadas! Até á uns tempos atras quase não usava estes serviços, mas passei a usar no dia a dia!

    Quanto á substituição da bateria... parece-me essencial que deveria poder ser substituida facilmente! Eu no meu nokia N80 possuo 3 baterias, pois dou muito uso ao telemovel e tenho um carregador de baterias, quando descarrego uma ja tenho outra 100% carregada á disposição! TRoco em menos de 1 minuto!
    Quanto ás capas quem use muito o telemovel e que por vezes se descuide e caia quer substituir as capas, seja la porque motivo for, ou quer umas capas de outra cor e com o Iphone mão o pode fazer!

    Outros comentários que vejo por ai é que o Iphone serve pra pc's e Mac's ... e linux????

    Como faço se quiser enviar ficheiros por bluetooth atraves do meu pc com linux?? Como faço??

    Quanto á navegação.... É tudo muito bonito, mas um chip gps em condições é a 1ª coisa que fazia falta no Iphone, talvez um sirf star III . Em 2º o software de navegação do nokia maps é bom se tiver-mos dinheiro pra gastar á balda em trafego ou então se só usar-mos esporadicamente! Para mim software de navegação é o tomtom , com o qual faço tudo e mais alguma coisa.

    Correr flash... no fundo os adeptos do Iphone bem gostavam , mas não o dizem.

    Quanto ás restrições que falam... lá estamos... com cracks e outras coisas ..pois é ... porque um utilizador comum que não saiba andar a inventar ou que não queira usar coisas ilegais continua com as restrições!

    Sinceramente para mim o Iphone é um telemóvel com um Ipod enfiado, bonito e engraçado mas não passa disso!

    Penso que seja para quem não queira usar o telefone de forma mais avançada e profissional, pois é mais um telefone lúdico.

    []

    ResponderEliminar
  19. http://tech4pc.net/tecnologia/sobre-o-iphone-em-portugal/ como prometido

    ResponderEliminar
  20. @Domingos Martins

    Antes de mais, obrigado pelo reparo. É sempre bom haver opiniões discordantes, e "discussão" (no bom sentido da palavra) sem que se entre em "peixeiradas" como em muitos sítios que andam por aí. :)

    Tal como salientei logo desde o início, isto era um artigo fundamentado com as minhas experiências e necessidades pessoais: e que pessoas com necessidades de uso diferente, certamente teriam opinião discordante.

    Isso de necessitares de baterias extra, de realizares video-chamadas, etc. cai exactamente nesse caso: quem precise disso, tem que esquecer o iPhone. Ponto final, nem há discussão.

    Quanto a trocar as capas... percebo e aceito o teu argumento - mas uma vez mais fundamentei-me na minha experiência pessoal: de em 15 anos nunca ter necessitado de comprar "capas" para os telemóveis, e de a maioria das pessoas que conheço também não.
    (Mas admito, que vejo centenas delas todos os dias, nas lojas dos "chineses", e se estão lá é porque alguém certamente as compra :)

    A falta de suporte "oficial" para Linux é realmente uma pena - é algo que adoraria que houvesse.

    Para muitas coisas, dá para desenrascar perfeitamente (tal como sempre desenrasquei com os iPods) e alguns programas já começam a suportar o iPhone de igual forma... mas seria sempre melhor ter um suporte oficial.


    Chip GPS em condições? Tem um dos mais recentes e avançados chips que há no mercado (sendo também o mais pequeno e possivelmente o mais barato): o Hammerhead II da Infineon.
    Que para quem ainda duvidar que *funciona* fica a informação que é o mesmo chip usado - por exemplo - no TomTom ONE.

    Quanto ao software, isso sim, concordo contigo - continuo a esperar pelo TomTom para o iPhone. :)

    O Flash, como já disse, na *minha* opinião é bastante "overrated."
    O iPhone gere perfeitamente todos os efeitos "quasi-Flash" dos menus javascipt/css, com efeitos de transições, galerias de imagem, etc.
    Basta ver as páginas do Google Mobile, o Reader, o Gmail, o Docs, etc.

    De salientar ainda que acede perfeitamente aos sites dos bancos online (pelo menos ao BPI e Millenium) algo que tive a testar à pouco - depois de ter ouvido pessoas dizerem que era outra das "falhas" do iPhone.

    Quanto à "necessidade" de cracká-lo... tal não é necessário.
    E não esquecer que qualquer utilizador de Symbian passa pelo mesmo problema quando quer correr software "não oficial" - que é quase sempre o que acontece. E nesse aspecto, ter uma App Store legal, com centenas de programas gratuitos, e muitos outros de baixo custo à distância de um clique, é bastante mais prático e fácil do que o que existe nos restantes "smartphones".

    Quanto a ser lúdico ou profissional... isso volta à questão essencial: o que é que cada um faz por trabalho ou prazer.

    Para quem depender profissionalmente de ter sempre a net à mão, o iPhone será o melhor telemóvel profissional.
    Para quem tiver que usar o telemóvel como câmara, então haverá outras opções melhores.

    Daí que cada um tem que tirar a sua própria conclusão.

    ResponderEliminar
  21. «...acede perfeitamente aos sites dos bancos online (pelo menos ao BPI e Millenium) algo que tive a testar à pouco - depois de ter ouvido pessoas dizerem que era outra das "falhas" do iPhone.»

    a pessoa em questão salientou que era ao "BPI Empresas" que não consegue aceder com o Safari,facto testado no seu Mac e comprovado pelo serviço tecnico do BPI

    ResponderEliminar
  22. Citando:
    ---

    Que raio de argumento é este, quando se tem à disposição a possibilidade de mandar textos e fotos via email? E se querem mandar vídeos... não é muito mais "in" fazer logo o upload do vídeo para um site estilo Youtube.

    ---

    Gostava que comentasses 2 coisas.
    1º - Se é verdade ou não que o iphone possui igualmente uma limitação nas imagens enviadas por e-mail que são automáticamente re-escaladas para 640*480.

    2º - Não percebo bem o porque justificas as falhas do iphone, quando outros telefones tambem oferecem as funcionalidades deste sem as suas limitações. É que o iPhone mesmo com as limitações que tem continua a ser uma excelente ferramenta pois o seu interface e facilidade de uso são únicos e é por ai que o telefone vale! Quem quer quer, quem não quer tem alternativas. Ponto final!. Eu pessoalmente, como sabes não optei pelo iphone, mas estive por uma unha negra para o comprar. Não há que o criticar, nem que o justificar! A minha comparação em www.pcmanias.com mostra bem que o iphone é um telefone de topo ao nível dos melhores. Seria arrasador se fosse ainda melhor, mas justificar as suas falhas para que? Não seria melhor realçar as suas virtudes que são muitas?

    ResponderEliminar
  23. Enviei agora uma das fotos por email, foi enviada a 800x600.
    (mais que isso, provavelmente só via iTunes)

    Isto, no caso de "origem", porque há dezenas de programas de upload de fotos, para o Picasa, Flickr, Blogger, etc. E aí já podes ter maior controlo sobre o que envias.


    Quanto ao segundo ponto, falar das falhas foi o tema deste "post", por isso é que falo delas. Como disse, há muita gente que mal ouve falar de "iphone" remata logo com muitas daquelas falhas.

    A questão que abordei foi: até que ponto essas falhas são realmente falhas.
    Alguma são; não se põe isso em causa - mas outras acho que não deverão ser encaradas como tal.

    Foi isso que tentei explicar - sob o meu ponto de vista pessoal. Obviamento, repeitando todos aqueles que não concordam.
    (Tal como aquele comentário de alguém para quem os MMS, video-chamada, e a bateria amovível eram factores fundamentais)

    Falar do que o iPhone faz de bem... isso dá pano para mangas para outro artigo. :)

    ResponderEliminar
  24. sem duvida alguma o texto mais fanboy ke alguma vez li :|

    ResponderEliminar
  25. @sysope

    Lamento que o tenhas percebido assim.

    (e pensar que nem sequer foquei os pontos positivos... já para evitar este tipo de comentários)

    Mas... cada um interpreta as coisas como quiser. Eu nunca falei mal de nenhum outro equipamento e apenas "defendi" o iPhone nos pontos em que pessoalmente as críticas me pareciam infundadas - e também admiti nos pontos em que concordei com as críticas.

    (aliás, então como posso ter lugar no clube dos fanboys, se admitique o iPhone tem falhas?)

    Mas, da próxima vez, em vez de atirares "acusações" para o ar, talvez pudesses dizer em que pontos concordas/discordas, que isso sim - seria mais útil para a discussão que se tem feito.

    Como bem frisei - e volto a dizê-lo: nem toda a gente dá o mesmo tipo de uso aos telemóveis.

    E se para mim, muitos dos pontos fracos não são relevantes - para outras pessoas podem ser.

    ResponderEliminar
  26. Caro Carlos ...

    Se nao mandas mms ou efectuas vídeo chamadas, ainda bem pra ti. Eu faco-as todos os dias :D
    Mas isto so sao alguns dos pontos ke eu nao concordo. Porque em geral acho que contornas problemas do iphone com fracas solucoes ou simples opinioes. Nada do ke escreveste vai melhorar o iphone LOL
    Para alem do mais todo o software ke apresentas como alternativa e optimo pra pessoas como tu. Mas 75% das pessoas que compram o iphone desconhecem tais aplicacoes.

    Contudo devo de felicitarte pelo post embora como referi foi escrito (imo) por 1 fanboy.

    http://www.urbandictionary.com/define.php?
    term=fanboy

    Cont. bom trabalho :D

    ResponderEliminar
  27. Sempre que se pensa comprar um equipamento deste tipo, acho que todos nós fazemos uma lista de possíveis opções, com os pontos fortes, fracos, as coisas essencias, etc. E depois analisa-se os resultados.

    Lá está... no caso de precisares de MMS, o iPhone está excluído logo à partida, nem há discussão possível.

    Eu nunca disse que o iPhone era o "salvador da Pátria" nem a melhor coisa coisa do mundo para toda a gente. Apenas falei do meu caso *pessoal* e de opinioes que perguntei a colegas e amigos.

    Daí que, até esteja um pouco surpreendido por já terem aparecido 2 pessoas a dizer que usam frequentemente MMS.
    Mas, ok, tudo bem, ainda bem que as há! :)

    No meu caso *pessoal* são-me muito mais necessários os emails que os MMS, daí que para mim, a falta de MMS não seja um grande ponto fraco, e que é amplamente compensada pela existência dos emails (já para nao falar nos tais programas extra de chat/sharing/etc.)

    E nesse ponto (de as aplicacoes serem so para "quem sabe")tenho que discordar contigo, pois no iPhone a App Store é efectivamente um método bastante fácil para que qualquer pessoa facilmente encontre todo o tipo de programas que necessita. É mesmo so clicar lá e está feito - muito mais simples que em qualquer outro telemóvel onde tenhas que andar a fazer downloads através de códigos por SMS, ou a mandar files por bluetooth ou do PC.

    Quanto ao fanboy, novamente, nem com essas definições me identifico.
    Não sou "apologista" de nenhuma marca em especial, e apenas partilho as minhas opiniões, positivas e negativas sobre o que leio e vejo.
    (E se les o meu blog regularmente, sabes bem que sou um grande apoiante do Android, do Open Moko, etc. Pelo que a minha simpatia actual com o iPhone deve-se exclusivamente a que este seja actualmente o unico que oferece as caracteristicas que eu procurava)

    Este artigo só teve origem devido a inúmeras pessoas que quase poderia chamar de "fundamentalistas", que ao primeiro sussuro da palavra "iphone" despejavam estas críticas.
    Esses sim, se calhar são fanboy de qualquer outra marca, ou então "anti-iPhone" - que a tradicao de falar mal só por falar também tem bastantes adeptos por cá.

    Devem ser as mesmas pessoas que - caso alguém fale no Nokia n95 dirão logo: ah, mas não tem zoom de 50x óptico!
    Falando do HTC Diamond: "ah, mas não tem teclado a sério!"
    etc. etc.

    Todos as coisas têm pontos fortes/fracos, eu só me cansei foi de estar sempre a ouvir tudo a insistir nos pontos fracos, e dei a minha opinião.
    (O que não equivale a dizer que não os tenha.)

    Para o que eu queria, estou satisfeito... estou no carro a fazer horas à espera que o comboio chegue, e estou a ver feeds e a responder-te no iPhone, com bastante facilidade e comodidade - algo que não poderia fazer *desta forma* com nenhum outro telemóvel disponível actualmente, quer seja Symbian ou Win Mobile - e sei com justa causa, porque já os experimentei.

    Foi para isso que comprei um iPhone, e nesse campo ele cumpre - mesmo tendo abdicado da versatilidade do bluetooth, dos MMS, da vídeo chamada, e de todas as outras coisas que o iPhone nao faz - e que no meu caso, não me fazem falta.

    Se poderia ser melhor, se fizesse tudo isso? Sem dúvida, não ponho isso em causa - agradaria a "gregos e a troianos", e teria muito mais público que actualmente tem que eliminar o iPhone por não permitir essas coisas - mas, não o fazendo... cada um tem que escolher o melhor para si, como sempre foi e sempre será. :)

    ResponderEliminar
  28. gostaria so de esclarecer 3 pontos.

    1. nao moro em portugal. no pais onde moro mms/sms/video chamadas etc etc e tudo ao mesmo preco como tal aqui dase uso a isso. Evidentemente que tb uso emails :P

    2. as pessoas que conhece e tem 1 iPhone nem sabem o que e App Store LOL teem o iphone como gadget estiloso.

    3. paraceme que confundiste as coisas em relacao a artigo de opiniao / artigo tecnico. O post ke apresentaste e 1 artigo tecnico nao 1 artigo de opiniao :| (dai e ke veio o fanboy)

    so pra terminar devo realcar ke iphone nao se vende so em portugal como tal tentem pensar 1 pouco mais global :D

    contudo aproveito so para referir que o iphone e 1 optimo equipamento, espero que te divirta e usufruas dele no seu melhor :D No fundo o ke interessa e estemos satisfeitos? :P

    eof :D

    ResponderEliminar
  29. Artigo fabuloso. Os meus parabéns.

    Não resisto q linkar o seu artigo no meu blog.

    Continue com o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  30. Ah..

    É terrível quando aqueles invejosos que gostam é de criticar o iPhone que tanto adoro, tentam fazer sentir-me mal.
    E eu a pensar para mim...se eles ao menos soubessem do que estão a falar.

    ResponderEliminar
  31. Excelente artigo!

    Também sou utilizador do iphone 3g e realmente vale bem o dinheiro que dei por ele. É realmente um passo em frente, passei a ter um terminal novo, em que passo a ter as funções elementares que tenho no computador, no bolso. É sem duvida uma nova plataforma, em grande desenvolvimento, ou seja, uma coisa é termos um N95, um HTC, que mesmo sendo o topo de gama da marca, são mais 1. Do outro lado temos uma apple, que apenas só dedica ao iphone.

    ResponderEliminar
  32. Também tenho um nokia n95 8gb e um iphone 3g. Não vou dizer qual é o melhor ou pior, mas o iphone tem as suas grandes desvantagens sim (tal como o n95 tem as suas..). No entanto essa análise pareceu-me extremamente parcial.

    Passo a explicar o meu ponto de vista:

    - Tal como a maioria dos comentários disse, o MMS tem algumas dificuldades de implementação em Portugal, especialmente por causa dos preços proibitivos... Mas não deixa de ser algo "inutil"; eu próprio ja recebi várias. Antes ter capacidade MMS que não ter. Não perdes nada em ter essa capacidade, só usas se quiseres.

    - Videochamadas: acreditem ou não, dá bastante jeito. Porquê? Até agora só usei 1 vez a videochamada no n95.. mas uma das utilidades da videochamada é dada aos surdos que estão limitados a comunicar por sms. A videochamada é uma maneira mais fácil para eles comunicarem, e já vi surdos a falarem c a videochamada (linguagem gestual). Sim, não há "muitos" surdos, mas pô-los de parte é pior.

    - Quanto à camara fotográfica, o pessoal tende a substituir o telemovel como digicam... mas verdade seja dita, a camera do iphone é EXTREMAMENTE LIMITADA: não há nada para controlar iluminação, contraste, nada mesmo... acho que nao custava assim tanto adicionar essas funcionalidades.. mal consegui tirar foto a praia para por no twitter por causa disso.. a resolução é que não importa muito, digo eu.. ninguem que trabalhe no ramo profissional usa o telemovel como digicam.. quanto ao flash: o flash dos telemoveis geralmente são fracos e limitados, nao ia mudar muita coisa de facto.. Os videos, também não me importava nada que me deixassem filmar nem que fosse por uns segundos.

    - GPS através do google maps é muito mau, digo eu. Se não tiverem cobertura de rede, aquilo não vos vai dizer onde estão. Sim, grande parte do país está coberta - mas aí é que está: grande parte.. e o resto? No ano passado tive de férias na fronteira entre Portugal e Espanha, algures no Alentejo.. e não tive cobertura durante dias.. O nokia n95 não teria problemas nisso.

    ResponderEliminar
  33. @jam

    Obrigado pelo comment.
    A minha análise foi "parcial", no facto de tentar descobrir até que ponto os pontos fracos serão realmente assim tão importantes, para mim pessoalmente - assim como para todas as pessoas que lhe dêem um uso semelhante.

    Não quero com isto desculpar a Apple, nem dizer que o iPhone não deva ser melhorado, etc.

    Não vou dizer que ter tudo isso que "falta" me incomodava - não, e como já disse, era da maneira que poderia ter ainda maior público alvo. No entanto, para o uso que *eu* pretendo dele, muitos daqueles argumentos acabam por ser irrelevantes.

    E não esquecer que nem insisti muito na parte de que muitas dessas "faltas" podem facilmente ser colmatadas com software adicional:

    MMS: http://www.iphonehacks.com/2008/04/iphone-mms-app.html

    GPS: Várias companhias estão a trabalhar para lançar o seu software para o iPhone - incluindo a minha app gps preferida de sempre: o TomTOm.

    Video: Há vários programas que já demonstraram o iPhone a fazer captura de vídeo e até stream em tempo real para a net.

    Etc.

    A video chamada... não tem; não vale a pena insistir no assunto. Tal como muitos outros não têm GPS, outros não têm touchscreen, etc.
    É uma daquelas caracterísitcas que - para quem depender dela - terá que eliminar logo a hipótese de poder escolher um iPhone.


    Só para terminar... há coisas que me chateiam muito mais no iPhone - pessoalmente - do que estes "defeitos", e sobre as quais escreverei em breve.

    E obviamente, há também muitas coisas excelentes em que o iPhone superou todas as minhas expectativas - chegando ao ponto até de me deixar um pouco em dúvida quanto à real necessidade de um netbook. Era uma das coisas que eu considerava como "essenciais" mas cuja utilidade ficou agora bastante sobreposta com o que faço no iPhone (não em tudo, mas em grande parte.)

    ResponderEliminar
  34. Sem querer deitar achas para a fogueira gostaria só de relembrar as pessoas que a plataforma "Macosx Mobile" tem 1 ano e meio, sendo que apenas nos últimos 6 meses esteve disponível,e em beta para programadores externos.

    Se acham que o exercício de comparar o "macosxmobile" com WM é válido, não sei como esperavam que o iphone fosse melhor ou já tivesse todas a third party apps instaladas de origem...(Tom TOM , MS Office, etc...)

    Quem fala da disponibilidade do software, tem que falar das questões de licenciamento de formatos (XLS, DOC, flash etc).

    A coisa que mais me faria comprar este equipamento é exactamente o facto de ser novo e já ter tanta coisa disponível, o facto de saber que 90% dos problemas são questão de SW e não hardware...eu nem quero imaginar, com a atenção ao detalhe da UI que está a ter por parte de terceiros, onde é que estará daqui a um ano... na sua V3... até lá... 500€ por um telemóvel mesmo que a prestações?!?!? não obrigado! prefiro um computador novo ou umas férias simpáticas com a minha família! e o meu telemóvel de 50€

    ResponderEliminar
  35. Sim, mesmo sem "suporte oficial", já existam uma grande comunidade de programadores para os iPhones "jailbreakados" - e que agora aumentou drasticamente, desde o lançamento do SDK oficial - o que faz com que haja muito boas perspectivas nesse campo.

    (E que como bem dizes, não deve ser comparado directamente com o WinMobile que existe há muito mais tempo)

    ResponderEliminar
  36. Anónimo7/8/08 02:00

    Recentemente troquei o meu telemóvel anterior por um iPhone (oferecido pelo operador) mas acabei por o devolver e trocar por outro.

    O iPhone não *me* serviu como telemóvel porque:

    - É grande e não é confortável andar com aquilo num bolso. O meu actual (tal como o anterior) cabe perfeitamente num bolso, é pequeno, fino e não incomoda nada;

    - Tem o ecrã desprotegido. Vai ficar todo riscado! Troquei o meu anterior por causa disso;

    - O raio da bateria não chega para um dia. O meu actual chega para um pouco mais de dois. Faço e recebo muitas chamadas mas o iPhone é o único que utilizei até hoje (e já são uns quantos) que não me durou um dia inteiro e isto depois de seguir umas quantas recomendações para poupar a bateria e sem utilizar qualquer das outras funções;

    - O ecrã fica cheio de dedadas; Não suporto dedadas nos ecrãs!!! Só me dá vontade de esbofetear os idiotas que quando querem apontar alguma coisa no ecrã do meu portátil acham que precisam de lá deixar uma dedada! Ecrã táctil ... não obrigado.

    - Não dá para utilizar como modem/proxy/router/AP (pelo menos sem extras);

    Enfim, como telemóvel o iPhone deixou-me muito a desejar. Simplesmente não serve para uso profissional mais intenso.

    Também não me serviu como mini computador portátil porque:

    - Não tem teclado. Um desenho num ecrã NÂO substitui um teclado, pelo menos para quem tiver que escrever mais do que umas linhas. A diferença de produtividade é significativa;

    - O ecrã é demasiado pequeno e de baixa resolução. Navegar pela internet não é brilhante. Falta um filtro de publicidade para poupar a largura de banda e a paciência;

    - Sinto saudades do Thunderbird, Kontact, Pidgin, Twinkle, Lyx, OpenOffice, ssh, sshfs, etc, etc, etc;

    - Não consegui descobrir como copiar texto!!! Como é que raio faço para citar um email?!

    Em resumo, talvez como PDA o iPhone seja interessante mas como preciso de um computador para trabalhar e ando quase sempre com o meu mini laptop (10") ao lado alem do meu laptop (17") nunca está longe, um PDA é-me completamente inútil.

    Pedro Carvalho

    p.s. Só por curiosidade, sabiam que para trocar a bateria do iPhone tem que ir para a assistência técnica?! Estranho!!!

    ResponderEliminar
  37. Para as tuas necessidades efectivamente não parece ser uma boa opção. :)

    Mas aproveito para dizer que:
    O ecrã é surpreendentemente resistente (basta veres os testes que andam por aí, com gente a riscar as chaves no vidro sem "efeito".

    Milagrosamente a apple teve durante uns tempos o netshare na appstore que põe o iphone as funcionar como modem.

    Quanto ao teclado... É uma questao de hábito. Escrevo mais depressa neste que num teclado tipo blackberry. Mas há quem não se habitue. E ter um teclado slide out tambem faz com o equipamento seja logo mais volumoso.

    Mas para teres esses programas que falaste nada como ter o portátil à mão, disso não há dúvidas. :)

    Quando regressar de férias vou escrever um artigo sobre os "verdadeiros" pontos fracos - considerando as minha utilização do iphone, assim como as coisas que tem efectuado em condições.

    ResponderEliminar
  38. Realmente uma opinião "nada" tendenciosa. Mesmo nada.

    Depois de ler DUAS vezes todo o artigo a conclusão que se tira é que.... o iPhone é o Nirvana dos telemóveis, o pináculo da perfeição, a 8ª maravilha do planeta.

    Não há defeitos e os que "ténuamente" alguém possa apontar (mas que atrevimento!!), são logo convertidos pelo autor desta rábula em features desnecessárias e que nunca "ninguém" usou.

    A verdade é que o nosso mundo é apenas um micro-mundo em comparação com a totalidade de todos os outros.

    Essa de ter de ir a um site ver uma MMS é nova para mim. Todas as MMS's que me enviaram até hoje eram imediatamente visíveis no écran do telemóvel mal abria a mensagem.

    Eu sempre usei as as MMS's e o mail não as substitui. Até porque 99% das pessoas não tem o mail configurado no telemóvel (escapou-lhe essa pergunta aos amigos, não foi?). É que em cada 10 pessoas, 9 não têm iPhone.

    O não reencaminhamento de SMS's, o não permitir efectuar Copy/Paste, o não fazer sincronização das Notas existentes no Mac, o não permitir transferência de ficheiros via Bluetooth (se tem DRM, qual é o problema?), o ter-mos de ficar sem telemóvel para mudar uma simples bateria, (sim, já tive de mudar a bateria de dois telemóveis, essas coisas gastam-se quando realmente se usa o telemóvel em vez de o passear no bolso), o ter-mos uma AppStore que cada vez mais se confirma como um depósito de aplicações engraçadas mas "useless", tudo isso e mais um chapéu, fazem do iPhone um telemóvel interessante mas limitado.

    Tem de facto imenso potencial mas infelizmente pertence a uma empresa protecionista e arrogante, que tem medo do "lobo Mau" no que diz respeito a plataformas abertas.

    E todos sabemos que, históricamente, são estas que se sobrepõem no mercado. O G1 Android está aí, daqui a uns meses temos o Mobile 7 e a concorrência aperta.

    Mais uma vez a Apple vai ficar reduzida ao seu pequeno tamanho e o iPhone irá ser um marco na história dos telemóveis mas pouco mais que isso.

    A não ser que os seus fanboys e principalmente a própria Apple mudem de filosofia e deixem de ser um "clube elitista" e passem a ser mais virados para o público em geral.

    Cumprimentos

    PS: e sim, eu tenho um iPhone 3G mas não sou Apple maniac como o autor deste post. A perfeição não existe e o iPhone é a maior prova disso.

    ResponderEliminar
  39. caro PT, se há coisa que posso dizer do autor do post é que decididamente não é um "apple maniac". Para ele a tecnologia funciona e os pontos negativos descritos para ele não têm a força que podem ter para outros usuários devido ao tipo de utilização que lhe dá.
    Para ele o iPhone funciona para o que ele quer, para o que ele quer e penso que isso foi bem explícito no post.

    ResponderEliminar
  40. @PT

    Em primeiro lugar este post foi feito exclusivamente para refutar algumas das críticas que andavam a circular na altura.

    Nunca disse que o iPhone era (ou é, ou será) perfeito.

    Em segundo lugar dás "um tiro no pé" ao dizeres que tu próprio tens um iPhone - apesar de todas as coisas que apontaste.

    Algumas das críticas que desvalorizo (tal como tu desvalorizas as que bem te apeteceu.)

    Ainda bem que trocas de bateria e nunca tiveste que ir ver um MMS à internet - é bom sinal; e apenas serve para tentar perceber porque motivo, se essas coisas são tão importantes para ti, optaste na mesmo pelo iPhone.

    Eu tive o prazer/infelicidade de lidar com o Windows Mobile desde sempre. Nalgumas coisas é jeitoso, noutras nem por isso.
    Para Smartphone - não obrigado.

    O iPhone aproxima-se mais daquilo que eu esperava num equipamento deste tipo - mesmo com todas as suas desvantagens (algumas das quais não me afligem, outras sim, preocupam-me) era o que de melhor existia no mercado para as *minhas* necessidades.

    Se fosses leitor frequente do que escrevo saberias que sou grande apologista do Android, e só optei pelo iPhone por não estar disposto a esperar mais 6/9/12 meses.

    E quanto a ser um "Apple fanboy", a minha resposta é unicamente um "AHAHAHAH!"
    Devo ser o único fanboy que até se recusa instalar o iTunes, apenas fazendo-o numa máquina virtual para actualizar os firmwares. :P

    Mas, estamos num país livre... e como sempre, tens todo o direito a ter a tua opinião.

    Vai lá aproveitando o teu iPhone, e de cada vez que sentires saudades de uma MMS, ou de trocares a bateria, trocas o cartão SIM para outro telemóvel.

    E vai já preparando as críticas ao Android e prever que vai ser um fracasso, apenas por não ter uma ficha para headphones.

    ResponderEliminar
  41. a opinião aqui do PT é que não é nada tendenciosa... apre o_0

    Eu não sou nem nunca fui fanboy da apple ou o raio que o parta, mas não me estendo tanto a dizer que o iPhone vai ficar esquecido no tempo. Isso é algo que nunca ninguém vai tirar à Apple. O iPhone já ficou para a história, assim como o ipod. Venha quem vier!

    ResponderEliminar
  42. Boas.
    Em 11 anos tenho um curriculo de 4 telemóveis, sendo que troquei há cerca de um mês o meu SE K750i por um Nokia N95 8Gb. Após 3 anos com o SE, já queria trocar por algo melhor, pois tinha várias limitações. Logo quando saiu o primeiro iPhone, achei-o limitado para o que usava, e o 3G não foi excepção. Entretanto avaliei várias alternativas da gama o N95, segui o desenrolar da história do SonyEricsson X1 durante meses, mas o N95 para mim realmente tinha melhores caracteristicas.
    Ao contrário do autor do artigo, posso dizer que uso efectivamente todas as potencialidades do telefone. Já o fazia antes no k750. Uso MMS com regularidade (eu e a minha mulher q tem um reles Nokia 6103 trocamos muitas vezes imagens e videos ocasionais [um telefone de 90 euros com gravação de video e MMS pasme-se!]), experimentei já video-conferencia, mas como já foi aqui dito anteriormente, é MUITO caro, uso intensivamente bluetooth, A2DP, transferencia de ficheiros e no k750 (o N95 nao suporta!) até um "controlo remoto" do PC, pois dava pra usar o telemovel como rato/teclado, como controlar o MediaPlayer/Winamp/Powerpoint/etc, à distancia. Obviamente que tenho várias aplicações diversas no telefone, de variadíssimos temas, uso GPS (usava um por BT com o k750 para navegação com o Nav4All), enfim.
    Isto para dizer que discordo de todo com a desvalorização das limitações porque "não uso". Eu neste pouco mais de 1 mes já descobri algumas limitações do N95, até em coisas q o K750 fazia. Mas algo que sempre vejo quando alguém escreve um artigo sobre o iPhone ou fala dele na TV, apesar de todas as limitações fala do telefone como algo divinal. É isto que faz com que se leve a considerar o artigo como algo tendencioso/parcial. O nunca ter usado não é justificação para não preciso. Há muita coisa que antes de experimentarmos achamos que não precisamos e depois não vivemos sem elas. Falar que nao se conhece quase ninguem que use uma feature, é ignorar todas as outras que a usam. E nao é obviamente uma amostra minimamente relevante.
    Como já foi aqui dito, o iPhone tem os seus méritos, o seu lugar na história, como tem o Mac, mas nunca será 'O' telefone a ter, porque há sempre melhor, assumindo que continuará com este tipo de limitações crassas. E sim, do mesmo modo que irá aparecer um iPhone 2 whatever, a concorrencia nao está parada. Aliás, em muitos aspectos tá lá bem à frente. E vem ai mais, G1, já se fala do G2 nos States, temos os HTC, Samsung Omnia, o SE X1 (vamos lá ver onde isto vai dar), lá mais pra frente o Nokia N97, etc. Mas, incrivelmente, sempre q sai um, o célebre termo "iPhone killer" aparece. Isso é de facto o maior testemunho da capacidade de marketing da Apple :-)

    Fiquem bem!

    ResponderEliminar
  43. @Rabbit

    Obrigado pelo comentário.
    Como disse, e tentei frisar bem... não sou de forma nenhuma parcial quanto ao iPhone ou qualquer outro aparelho.
    O que disse é que, para as *minhas* necessidades, e para a utilização que *eu* lhe pretendia dar, todos aqueles "pontos negativos" eram praticamente irrelevantes - o que é bem diferente a dizer que é o melhor do mundo e negar os pontos fracos.
    Tal como para mim esta foi a melhor escolha, para outras pessoas outros modelos serão a sua melhor escolha.

    >Ao contrário do autor do artigo, posso dizer que uso efectivamente todas as potencialidades do telefone.

    As potencialidades são sempre bastante relativas. Eu também uso todas as potencialidades do iPhone - leio RSS feeds em directo em qualquer lugar que esteja; faço pesquisas na net enquanto espero numa qualquer fila; vejo trailers de filmes que estao para estrear enquanto estou sentado na sala de cinema à espera que um filme comece; actualizo os blogs; trato dos emails; vejo quem são os amigos que estão por perto no GPS; etc. etc.

    Curiosamente, hoje mesmo dei a notícia que quem quiser, já pode usar MMS no iPhone.
    (Não é coisa que me tenha feito falta antes, e continuo a não sentir a sua falta - mas para quem precisar, já os pode usar)

    >experimentei já video-conferencia, mas como já foi aqui dito anteriormente, é MUITO caro,

    Daí a diferença do uso intensivo... é certo que há centenas de modelos Nokia que têm funcionalidades interessantes com o acesso à net; no entanto, por falta de tarifário, ou por causa dos preços altos - a maioria das pessoas acaba por não usufruir deles - Nesse aspecto, posso dizer que eu realmente *usufruo* de um telemóvel que apenas pode ser disfrutado plenamente quando associado a um acesso permanente e ininterrupto à internet.

    >uso intensivamente bluetooth, A2DP, transferencia de ficheiros e no k750 (o N95 nao suporta!) até um "controlo remoto" do PC, pois dava pra usar o telemovel como rato/teclado, como controlar o MediaPlayer/Winamp/Powerpoint/etc, à distancia.

    Deves também saber que podes fazer praticamente tudo isso no iPhone, de forma habitualmente bem mais fácil de configurar e usar...
    E entao no que toca a aplicações de "remote control" para o PC... (já para não falar até nos VNC e remote desktop do windows)

    >Obviamente que tenho várias aplicações diversas no telefone, de variadíssimos temas, uso GPS (usava um por BT com o k750 para navegação com o Nav4All), enfim.

    Nem vamos falar da facilidade de uso de aplicações... já não falar na simplicidade que é procurar e instalar/experimentar apps novas. Imagino que já terás visto a App Store em funcionamento num iPhone?

    >Isto para dizer que discordo de todo com a desvalorização das limitações porque "não uso".

    Aceito que discordes, mas o facto permanece... há coisas que se usam, há coisas que não se usam.
    Teria usado video-chamada mesmo que o iPhone a tivesse?... Não.
    Teria usado MMS (agora que o iPhone até as permite)?... Não.

    Se me dava jeito uma lente melhor na câmara, para fotos em macro... aí sim, poderia dar-lhe uso. Mas pesando as vantagens/desvantagens - e para o uso que eu lhe queria dar (a tal componente da internet) não há neste momento nenhum outro aparelho que o batesse.

    >Eu neste pouco mais de 1 mes já descobri algumas limitações do N95, até em coisas q o K750 fazia.

    Limitações todos os equipamentos têm... não ha coisas "perfeitas".
    Eu próprio já apontei várias coisas que me "chateiam". A falta de copy-paste, a impossibilidade de apagar um unico SMS no meio de uma sequencia deles, etc.


    >Mas algo que sempre vejo quando alguém escreve um artigo sobre o iPhone ou fala dele na TV, apesar de todas as limitações fala do telefone como algo divinal.

    Está aí a tua própria resposta. É que, efectivamente - (e só diz o contrário quem nunca o experimentou) - apesar de todas as falhas, o resultado final é mesmo *fabuloso*.

    Eu acho que posso dizer que sei um bocadinho do que falo, tendo acompanhado o Windows CE, e os Pocket PC, Smartphone desde as suas origens.

    E a verdade é que o iPhone é realmente o primeiro a ser efectivamente prático e *simples* de usar, ao ponto de qualquer pessoa pegar nele e usar - sem ter que tirar um curso para conseguir configurar uma ligação à Internet, ou saber como instala um programa, etc. etc.

    >É isto que faz com que se leve a considerar o artigo como algo tendencioso/parcial.

    Pessoal é diferente de tendencioso/parcial. Dei a minha opinião, nada mais.

    >O nunca ter usado não é justificação para não preciso.

    Pois não, mas depois tu próprio me dizes que tens video chamada mas que não usas porque é caro... afinal, quem é que anda a brincar às "features"?

    O mesmo se aplicaria quando eu te pedisse para fazermos um teste a comparar equipamentos:
    1)Tu pedias-me para fazer um vídeo, eu dizia que não podia nem que isso me fazia falta.
    2) Eu pedia-te para fazeres mandar um post por voz para o Twitter, tu dir-me-ias que também não podias nem que isso te fazia falta... etc. etc.

    Quanto a testes de ler/enviar um email, ir a um site e descobrir determinada coisa... isso já me dei ao luxo de experimentar lado a lado com um amigo com um N95... e os resultados foram mais que evidentes. (Independentemente de o N95 continuar a ser um excelente equipamento - não é isso que está em causa.)


    >Há muita coisa que antes de experimentarmos achamos que não precisamos e depois não vivemos sem elas.

    Exacto, e hoje em dia dificilmente posso passar um dia (aliás, umas horas!) sem internet. E quando tive sem o iPhone durante alguns dias, não haveria nenhum Nokia N95 que me safasse.


    >Falar que nao se conhece quase ninguem que use uma feature, é ignorar todas as outras que a usam. E nao é obviamente uma amostra minimamente relevante.

    Pode não ser uma amostra relevante, mas se das largas dezenas de pessoas que conheço nenhuma usa video-chamadas, acho que posso extrapular que não estamos tão afastados do que se passará no resto da sociedade.
    Nos MMS, admito que haja muita gente a usar, mesmo se no meu "universo" de conhecidos não seja assim tão comum... nao ponho isso em causa - mas como comprei o iPhone com base nas minhas necessidades, esse ponto - novamente - era irrelevante.
    (E agora também o é para todos os que precisem delas, pois já podem ter as tão fadadas MMS no iPhone)


    >Como já foi aqui dito, o iPhone tem os seus méritos, o seu lugar na história, como tem o Mac, mas nunca será 'O' telefone a ter, porque há sempre melhor, assumindo que continuará com este tipo de limitações crassas.

    Espero bem que haja sempre melhor - e desde o surgimento do iPhone que disse que, quanto mais não fosse, iria servir para pressionar as restantes marcas a mexerem-se.

    E veja-se o que tem acontecido...
    É preciso não esquecer quem deu a origem a todos estes interface "Touch" que andam por aí nos HTC, Sony, e demais WinMo Phones...

    >E sim, do mesmo modo que irá aparecer um iPhone 2 whatever, a concorrencia nao está parada. Aliás, em muitos aspectos tá lá bem à frente. E vem ai mais, G1, já se fala do G2 nos States, temos os HTC, Samsung Omnia, o SE X1 (vamos lá ver onde isto vai dar), lá mais pra frente o Nokia N97, etc. Mas, incrivelmente, sempre q sai um, o célebre termo "iPhone killer" aparece.

    O mais incrível é mesmo, num único par de anos uma marca sem tradição nos telefones "smartphone" se ter tornado na 2ª maior nos EUA - e haver analistas a dizer que em 2013 poderá ultrapassar a Nokia. Isso sim... é surpreendente.

    A variedade é boa... mas também acho que a Nokia (por exemplo) cai no exagero de lançar modelos atrás de modelos, com alterações que ninguém percebe (o N96 a ser "pior" que o N95, por exemplo)

    Claro que, espero bem - e tenho confiança - de que a Nokia não anda a dormir, e que dê luta para que as coisas andem para a frente, para benefício de todos.

    >Isso é de facto o maior testemunho da capacidade de marketing da Apple :-)

    Nesse aspecto, a Apple tem muito dessas "azeiteirices".
    Ainda recentemente um amigo meu foi lá a casa - e olha que é um dos fãs "ferrenhos" da Nokia, e quando por acaso viu a caixa do iPhone saiu-se com um: "Fds, é a caixa do iPhone? Até o raio da caixa é espectacular..."

    São pormenores... e eu nunca sequer tinha ligado à caixa... mas realmente é verdade.

    >Fiquem bem!

    Igualmente, e obrigado pelo feedback.
    É a "discutir" que nos entendemos. :)

    ResponderEliminar
  44. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar